Dom Edilson Nobre realiza Visita Pastoral Missionária à Paróquia da Imaculada Conceição

Com o objetivo de manter contatos pessoais com o clero e os outros membros do Povo de Deus, de fazer reviver as energias dos operários do evangelho, louvá-los, encorajá-los e consolá-los; e também ocasião para chamar novamente todos os fiéis à renovação da própria vida cristã, a uma ação apostólica mais intensa, tem início nesta quinta-feira, 04/05/2023, a Visita Pastoral Missionária de Dom Edilson Nobre, à Paróquia da Imaculada Conceição, no município de Francisco Ayres.

A visita, além disso, permite avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral, a tomar conhecimento das circunstâncias e dificuldades do trabalho de evangelização, para depois poder determinar melhor as prioridades e os meios da pastoral orgânica. A visita pastoral é, portanto, uma ação apostólica que o Bispo deve cumprir, animado daquela caridade pastoral que o apresenta concretamente como princípio e fundamento visível da unidade na Igreja particular. Para as comunidades e instituições que o recebem, a visita é um acontecimento de graça que reflete, em certa medida, aquela especialíssima visita com a qual o “supremo Pastor” (1Pd, 5,4) e guardião de nossas almas (1Pd 2,25), Jesus Cristo, visitou e redimiu o seu povo (Lc, 1,68)”.  (Diretório Pastoral para os Bispos, n. 220).

Com o Tema: “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32s) ,  durante os dias da Visita Pastoral Missionária, o Bispo realizará celebrações; encontros e reuniões com os movimentos, pastorais, grupos, autoridades, conselhos paroquial, bem como visita aos idosos e enfermos.

A Visita pastoral ou canônica é uma obrigação imposta aos bispos pelo Código de Direito Canônico (Cân. 396, § 1) de visitar toda a diocese, ao menos cada cinco anos, por si ou, em caso de necessidade, por bispo coadjutor ou auxiliar, ou por um presbítero. É o encontro do bispo com as suas ovelhas, para promover o bem da comunidade eclesial.

Estas Visitas Pastorais assumem uma função muito importante para a ação evangelizadora que é missão do Bispo Diocesano, e constituem oportunidades excelentes para criar laços, estabelecer contatos, detectar problemas, procurar soluções. Constituem verdadeiras e oportunas ocasiões de encontro, de diálogo, de celebração, de proximidade entre o pastor e os fiéis cristãos, de destruição de muros humanos (tão frequentes!) e de construção eclesial.

A Visita Pastoral Missionária tem início na quinta-feira, dia 04, e termina no domingo, dia 07 de maio de 2023.