Dom Edilson Nobre realiza Visita Pastoral Missionária em Tanque – PI

O Bispo da diocese de Oeiras, Dom Edilson Soares Nobre realizou entre os dias 25 e 28 de abril de 2024 a Visita Pastoral na paróquia de São Sebastião que compreende o município de Tanque do Piauí e contou com a participação de dezenas de fieis no desenvolvimento de toda a programação proposta. Além do bispo, acompanhou-o nessa visita o seminarista Elisson, de Natal, que chegou à diocese para fazer experiência pastoral e em seguida ir para o seminário em Teresina, para dar continuidade aos estudos.

A chegada aconteceu na quinta, 25/04, por volta das 18h e Dom Edilson foi recebido pelo pároco padre Jonh Elves, o Conselho Pastoral Paroquial, agentes de pastoral e todo o povo de Deus que compõe a paróquia visitada.

Na missa de abertura, dom Edilson explicou o sentido da Visita Pastoral e a expectativa sobre os dias que ficaria na paróquia, num itinerário que buscava a proximidade com o povo e ajudar no fortalecimento da fé.

Logo após a missa foi realizada uma reunião com os Conselhos Pastoral Paroquial e Conselho de Assuntos Econômicos e fez uma memória do papel dos dois conselhos no desenvolvimento da paróquia e auxilio ao pároco em várias ações de evangelização dos fieis e repassou toda a programação do que seria feito durante os dias de sua visita.

Na sexta, 25/04,  pela manhã foi realizada a oração das Laudes na igreja matriz e houve um momento para algo mais burocrático, quando fez uma averiguação de todos os documentos e acervo da paróquia. Em seguida, dentro da programação proposta, dirigiu-se à Cãmara de Veradores de Tanque do Piauí, para um encontroo com os representantes dos poderes Legislativo e Executivo além de secretários municipais. Momento muito interessante e troca de experiências. Na reunião, dom Edilson falou sobre a responsabilidade dos agentes públicos com o povo e o cuidado com as políticas desenvolvidas para ajudar principalmente os mais necessitados e entregou a todos os presentes uma cópia da carta dos Bispos ao povo brasileiro elaborada por ocasião da 61ª Assembleia dos Bispos, em Aparecida.

Na tarde de sexta, alguns enfermos da cidade recebeu a visita do bispo e que levou a palavra de Deus, o sacramento da Unção e a comunhão àqueles que não podem ir à missa aos domingos. Um momento de muita proximidade com os mais humildes e mais simples da paróquia.

À noite, foi celebrar uma missa na comunidade São João de Sene e foi recepcionado por todos os presentes e na homilia, reforçou a importância da unidade e da espiritualidade de cada um para manterem-se firmes na fé.

Um momento de maior proximidade com o povo, além da oração, Dom Edilson realizou uma Assembleia Paroquial Extraordinária, no sábado pela manhã e fez uma apresentação da diocese de Oeiras e suas ações de evangelização mostrando tudo o que é realizada em âmbito diocesano, culminando esse momento com um almoço comunitário.

No final da tarde do sábado, celebrou a missa da partilha na comunidade Chapada dos Nunes, onde mais uma vez, reforçou a importância da perseverança de todos para não serem cortados fora e queimados com os ramos da videira que não dão bons frutos.

Ainda no sábado, celebrou o Sacramento da Confirmação/Crisma na comunidade Bom Principio. Foram 16 jovens e adultos que receberam o sacramento e durante a homilia, o bispo comentou que a Crisma é um chamamento para a continuidade e engajamento de todos no serviço da igreja.

No domingo pela manhã, dois momentos marcaram a Visita: logo às 8h foi realizado um encontro com os adolescentes, jovens e crianças da catequese. Todos conheceram um pouco mais sobre a importância de pertencerem efetivamente à igreja além de meditarem sobre a parábola do filho pródigo, sobre gratidão, perdão e outros sentimentos que nos fazem ser mais cristãos.

Logo após, foi celebrar a missa da partilha na comunidade Barrigas e mencionou que todos nós devemos andar unidos e firmes na fé para manter a igreja unidade.

À noite, foi celebrada a missa da Crisma na Igreja Matriz de São Sebastião para 19 jovens e adultos que se prepararam para receber o sacramento. Na sua homilia, dom Edilson enfatizou a importância das duas mesas para o católico: a mesa da palavra e a mesa da comunhão como sinal de fortalecimento da fé e rememorar o pedido feito por Jesus na última ceia.

Para encerrar a visita, o Conselho Pastoral Paroquial em nome do padre Jonh Elves e da comunidade, entregaram a Dom Edilson uma pequena lembrança como gratidão pela presença na comunidade e desejou um feliz retorno à Oeiras.

Por: Fábio Medeiros – Par. São Sebastião – Tanque