Dom Edilson Nobre ordena presbítero o Diácono Odair Bezerra em Bela Vista do Piauí – PI

O bispo da diocese de Oeiras, dom Edilson Nobre, presidiu nesta terça-feira, 02/07/2024, às 18 horas na Igreja Matriz de São José, Paróquia São José de Bela Vista do Piauí-PI, a Celebração Eucarística de Ordenação Presbiteral do Diácono Odair Bezerra. Esta celebração contou com a participação do Clero e seminaristas das dioceses de Oeiras, São Raimundo Nonato, Campo Maior, Teresina, Parnaíba, Picos e Bom Jesus e com um seminarista da Diocese de Caxias – MA.

Nas Palavras de Dom Edilson Nobre, ele exortou ao ordenando a exercer no seu ministério aquilo que lhe compete: “o sagrado múnus de ensinar em nome de Cristo, nosso Mestre. Distribuir a todos a palavra de Deus por meio da meditação na lei do Senhor, procurai crer o que ledes, ensinar o que credes e viver o que ensinais. Que o ensino seja alimento para o povo de Deus, e o viver desta palavra, o motivo de alegria para os fiéis de Cristo, para edificação, pela palavra e pelo exemplo.

Na sequência, realizou-se o rito de ordenação, onde, o diácono Odair Bezerra, publicamente prometeu obediência ao bispo e também aos que, porventura, vierem sucedê-lo. Em seguida num gesto de humildade e desprendimento, prostrou-se ao chão permanecendo nesta posição enquanto se cantava a Ladainha do todos os Santos. Então, de joelhos, recebe o gesto principal da ordenação sacerdotal, a imposição das mãos do bispo diocesano e dos padres presentes. Cumprindo o rito assim que é composto por seis partes como propõe o Pontifical Romano: eleição do candidato, homilia, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos e entrega da patena e do cálice.

O diácono Odair Bezerra, nos últimos seis meses, vivenciou o período do seu diaconato na paróquia São Francisco de Assis, em Campinas do Piauí onde a partir de agora, com sua ordenação presbiteral, permanecerá como Pároco, de acordo com a designação do bispo.

No final da cerimônia, Padre Juvenal Soares, representante do clero de Oeiras, deu as boas-vindas ao novo sacerdote, também o Coordenador do Conselho Pastoral Paroquial da Paróquia São José, (paróquia sede da ordenação) Adoilson Sousa, leu uma mensagem de agradecimento e expressando a alegria em ter o primeiro padre natural do município de Bela Vista do Piauí e por fim o novo padre agradeceu a todas as pessoas que tiveram participação fundamental em sua vida e o acompanharam durante o período em que esteve no seminário e rezaram por sua vocação, e a todos que ajudaram para que este momento acontece com organização e tudo conforme planejado.

A celebração reuniu em torno de 1500 pessoas, com presença de fieis da paróquia sede, de paróquias vizinhas e de outras paróquias da diocese de Oeiras e outras diocese do estado do Piauí e da arquidiocese de Natal – RN. Ao final da celebração concluiu este momento com um jantar servido a todos os presentes na Creche Osória Liberalina e na Escola Higina Alexandrina dos Anjos.

Texto: Adoilson Sousa

Fotos: Deuzielton Coelho

ORAÇÕES DESCONCERTANTES

Saber orar é a maior de todas as conquistas da fé porque, ao mesmo tempo que indica maturidade espiritual, revela o nível de conversão, obediência,