Dom Edilson Nobre celebra Solene Vigília Pascal

O bispo de Oeiras, Dom Edilson Soares Nobre celebrou na noite de sábado, 15 de abril, a solene vigília pascal, com a bênção do fogo novo, anúncio da páscoa e renovação das promessas batismais. Antes de começar as cerimônias na Igreja Catedral, Dom Edilson participou da cantoria ao Ressuscitado no adro da velha Igreja. Animado pelo artista Carlos Brandão, pela professora Onezinda Portela, pelo oeirense Gutemberg Rocha e membros do Coral Madrigal.

A Liturgia da Vigília Pascal é riquíssima e divide-se em quatro partes: A Liturgia da Luz, durante a qual se acende o Círio Pascal e a Benção do Fogo, que simbolizam o Cristo morto e ressuscitado; a Liturgia da Palavra, com leituras de trechos do Antigo Testamento, intercalados de salmos e orações, através dos quais a Igreja medita sobre os atos poderosos de Deus na história da salvação; a Liturgia Batismal, recorda-se que desde os primeiros séculos da Igreja, o Batismo esteve sempre intimamente ligado à Páscoa; e a Liturgia Eucarística, onde o cristão está sacramentalmente reunido a Cristo vivo e ressuscitado, participando da Páscoa do Senhor.

Os altares da Igreja Catedral estavam todos decorados com flores, velas, toalhas e castiçais de prata, pertencentes ao acervo do Museu de Arte Sacra. No momento do Glória, o coral madrigal entoou um canto glorificando a Deus, e nesse momento os sinos da velha igreja, sinetas, campainhas e instrumentos voltaram a tocar, anunciando que Jesus Ressuscitou. Momento de muita alegria compartilhado por todos os fieis.

Concelebraram a cerimônia do Sábado Santo, o Pe. Possidônio Barbosa, Administrador da Paróquia Nossa Senhora da Vitória e o Pe. José Francisco, vigário paroquial.