Diocese de Oeiras realiza sua XV Assembleia Diocesana de Pastoral

Compartilhe:

A Diocese de Oeiras realizou a XV Assembleia Diocesana de Pastoral, nos dias 18 e 19 de novembro do ano em curso, no Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes, com a presença de 120 pessoas: Clero, religiosos (as), seminaristas e agentes de pastorais representando todas as paróquias e áreas pastorais da Diocese de Oeiras. O tema norteador foi A Iniciação à Vida cristã: caminho para o encontro com Cristo, assessorado pelo Me. Pe. Wagner Carvalho, assessor do Regional NE 4 da CNBB para a Animação Bíblico-Catequética, e pelo sociólogo Carlos Humberto, membro da CÁRITAS Nacional, que ofereceu aos participantes uma aprofundada e atualizada análise de conjuntura.

A Assembleia teve início com a Santa Missa presidida por Dom Edilson Nobre, bispo de Oeiras, que destacou em sua homilia um ousado e profético itinerário missionário e evangelizador para toda a Igreja diocesana, que é vocacionada a “ser verdadeiramente sinodal, fazendo a experiência da comunhão, participação e missão” , na integra acesse https://diocesedeoeiras.org/mensagem-de-dom-edilson-nobre-por-ocasiao-da-abertura-da-xv-assembleia-pastoral-diocesana-2022/.

Após a acolhida e apresentação de todos os participantes feita pelo Padre Rogério, coordenador diocesano de pastoral, teve lugar a Análise de conjuntura, situando a todos o complexo caminho de utopia e esperança à luz do Evangelho, em meio aos discursos de ódio, levantes antidemocráticos e proliferação das fake-news.

O tema central foi abordado de modo pastoralmente provocante, convocando a cada um a ser Igreja em saída a partir da acolhida do outro e da coragem de partir às periferias existenciais da humanidade, como ensina o Papa Francisco.

Iluminados pela palestra do Pe. Wagner, a assembleia revisou o seu caminho de encontro com Cristo, trabalhando em grupos, revisitando as metas e estratégias do Plano diocesano de pastoral e lançando luzes para o caminho pastoral do ano vindouro.

Aproveitando o ensejo, Dom Edilson Nobre apresentou o Mapa da diocese de Oeiras atualizado, como também sua versão on line disponível em https://diocesedeoeiras.org/ .  Um ponto a se destacar foi a construção coletiva do calendário pastoral de 2023.

Por fim, a assembleia teve o seu término com a Santa Missa de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, na Catedral, com a inauguração do 3° Ano Vocacional do Brasil e do Ano Regional da Iniciação à Vida Cristã, ambos propondo “corações ardentes, pés a caminho”, a partir do icônico relato dos discípulos de Emaús.

Na oportunidade, Dom Edilson ressaltou em sua homilia que “a cruz é a grande vitória de Deus, em Cristo”. E inquietou o coração dos presentes ao deixar a pergunta: “nossas escolhas de cada dia miram a Realeza de Deus através da Cruz”?

Por: Pe. José Gildásio de Sousa Silva – Pascom Diocesana

Veja alguns registros:

Celebração Eucarística de abertura da Assembleia

Primeiro momento da Assembleia

 

Segundo dia da assembleia

 

Missa de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, e abertura do 3° Ano Vocacional do Brasil e do Ano Regional da Iniciação à Vida Cristã

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts