‘Derrubar muros e construir pontes para a cultura do encontro’, diz Dom Edilson durante 13º Muticom em João Pessoa

Mais de 50 comunicadores do Piauí participaram do 13º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), de 13 a 16 de julho, no Centro de Convenções de João Pessoa-PB. Com o tema ‘Comunicar para a cultura do encontro’, o evento reuniu jornalistas, influenciadores digitais católicos e agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) de paróquias e dioceses do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Do Piauí estiveram presentes o membro para a Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB e bispo de Oeiras, dom Edilson Soares Nobre, e o bispo de Campo Maior, dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos. Também marcou presença o coordenador regional da Pastoral da Comunicação, padre Raimundo Duarte, além de coordenadores diocesanos e padres referenciais para a comunicação no Piauí.

Para Dom Edilson, o Muticom conseguiu cumprir com a sua proposta de viabilizar os meios para a construção da cultura do encontro: “Fomos privilegiados porque tivemos a oportunidade de ouvir e aprender muita coisa importante para somarmos nas nossas igrejas particulares. Certamente, não teremos condições nem competência de executar tudo aquilo que ouvimos, mas será possível colocar em prática muita coisa. Somos missionários, pessoas engajadas na vida da Igreja. Vamos somar forças e dar as mãos uns aos outros, derrubar muros e construir pontes, na direção da cultura do encontro”, destacou.

Ainda de acordo com Dom Edilson, uma boa comunicação também reflete a postura do comunicador no cumprimento da missão de anunciar a Palavra de Deus e propagar o amor de Cristo: “Precisamos derrubar os muros da autossuficiência, das vaidades e do individualismo e construir pontes de tolerância, convivência com as diferenças e de diálogo. Construir a cultura do encontro exige compreender que ninguém faz nada sozinho e que ninguém está totalmente pronto para a missão. É fundamental estarmos abertos a novas experiências, compartilhar saberes e assumir uma postura verdadeiramente cristã. Desta forma poderemos ser parte de uma comunicação que gera comunhão, inclusão e evangelização”, disse.

FONTE: https://cnbbne4.org.br/derrubar-muros-e-construir-pontes-para-a-cultura-do-encontro-diz-dom-edilson-durante-13o-muticom-em-joao-pessoa/

A ESPERANÇA NÃO DECEPCIONA

Esperança não é uma coisa tão fácil, por isso, precisa ser decidida, antes, no coração, como fonte, objetivo e meta. Esperar não é um ato