DÊ UM SIM À SUA FAMÍLIA!

Compartilhe:

Que a família é importante, todos nós sabemos! Aliás, sabemos e afirmamos isso de boca cheia! Família é um assunto sempre frequente; de toda hora. Mas, afinal de contas, a família é importante por que? Para que? Para quem? Quando? Em que nível?

É correto dizer que a família é a célula da sociedade; que é o embrião da vida nova; que é a base de tudo; que é a estrutura de pessoas equilibradas; que é a instituição das instituições; que é o ninho da vida; que é o sonho de Deus; que é a igreja doméstica; que é o santuário da vida…

É interessante, também, pensamentos como esses: “Os momentos mais felizes da minha vida foram aqueles, poucos, que pude passar em minha casa, com a minha família” (Thomas Jefferson); “O que é uma família senão o mais admirável dos governos?” (Henri Lacordaire); “O amor da pátria começa na família” (Francis Bacon); “Paz e harmonia – esta é a verdadeira riqueza de uma família” (Benjamin Franklin); “Toda a doutrina social que visa destruir a família é má. Quando se decompõe uma sociedade, o que se acha como resíduo final não é o indivíduo mas, sim, a família” (Victor Hugo); “Vida em família! As Nações Unidas são brincadeira de criança se comparadas às lutas, malabarismos e necessidade de compreensão e perdão em qualquer família” (May Sarton); “Todas as famílias felizes se assemelham; mas cada família infeliz é infeliz a seu modo” (Leon Tolstoi);  “Considero a família e não o indivíduo como o verdadeiro elemento social” (Honoré de Balzac); “A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família” (Leon Tolstoi); “A unidade familiar desempenha um papel crítico em nossa sociedade e no treinamento da geração por vir” (Sandra Day O’Connor);

Todos esses refrães e pensamentos são todos bonitos e verdadeiros. Mas, para você, em particular, qual é a verdadeira importância da família; da sua família? Qual é o lugar da família em sua vida? Qual a sua contribuição para a sua família? Que valores de família você cultiva? Que exigências pessoais você se impõe para manter laços familiares? Que compromisso você tem com o amor e a fidelidade à família? Que renúncias importantes você faz, cada dia, pela família? Que tempo você reserva à família?

Como vai a sua família?

Saiba que sem família a sua vida não é nada! Você não tem presente e nem futuro. Não tem motivos e nem razões para a vida! Sem família sua vida não é vida.

Que tal enxergar a sua família com outros olhos?

Que tal pensar a sua família com outra esperança?

Que tal sonhar a sua família com outro projeto?

Que tal amar a sua família com outro coração?

Que tal viver a sua família com outra mentalidade.

Faz o seguinte, tome uma firme resolução em sua vida pessoal, hoje mesmo: assuma sua vida em termos de família e viva a família em termos de fé! Você verá um novo horizonte se abrindo à sua frente, como algo possível! Não tenha medo porque, na escola da família, todos nós nos humanizamos, crescendo e amadurecendo na fé.

Deus, na sua própria natureza, é relação de amor! Por isso podemos dizer que ele é um Deus-Família.

“Sejam submissos uns aos outros no temor a Cristo. Mulheres, sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor. Maridos, amem suas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela. Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. ‘Honre seu pai e sua mãe’ é o primeiro mandamento, e vem acompanhado de uma promessa: ‘para que você seja feliz e tenha vida longa sobre a terra.’ Pais, não dêem aos filhos motivo de revolta contra vocês; criem os filhos, educando-os e corrigindo-os como quer o Senhor” (Ef 5,21-25; 6,1-4)

Faça de sua família sua mais alta conquista e sua melhor escolha! Não deixe que o individualismo ou o isolamento faça sombra à mais bela de todas as expressões de vida em comum: sua família.

Seja família! Viva a família! Dê um sim à sua família!

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

QUARESMA: OS TEMPOS MUDARAM!

  O que será que sobrou das nossas quartas-feiras de cinzas: Lembranças?  Saudades? Tradição? Medo? Dúvida? Apreensão? Será que toda essa história de quarta-feira de

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts