DÊ UM SIM À SUA FAMÍLIA!

Compartilhe:

Que a família é importante, todos nós sabemos! Aliás, sabemos e afirmamos isso de boca cheia! Família é um assunto sempre frequente; de toda hora. Mas, afinal de contas, a família é importante por que? Para que? Para quem? Quando? Em que nível?

É correto dizer que a família é a célula da sociedade; que é o embrião da vida nova; que é a base de tudo; que é a estrutura de pessoas equilibradas; que é a instituição das instituições; que é o ninho da vida; que é o sonho de Deus; que é a igreja doméstica; que é o santuário da vida…

É interessante, também, pensamentos como esses: “Os momentos mais felizes da minha vida foram aqueles, poucos, que pude passar em minha casa, com a minha família” (Thomas Jefferson); “O que é uma família senão o mais admirável dos governos?” (Henri Lacordaire); “O amor da pátria começa na família” (Francis Bacon); “Paz e harmonia – esta é a verdadeira riqueza de uma família” (Benjamin Franklin); “Toda a doutrina social que visa destruir a família é má. Quando se decompõe uma sociedade, o que se acha como resíduo final não é o indivíduo mas, sim, a família” (Victor Hugo); “Vida em família! As Nações Unidas são brincadeira de criança se comparadas às lutas, malabarismos e necessidade de compreensão e perdão em qualquer família” (May Sarton); “Todas as famílias felizes se assemelham; mas cada família infeliz é infeliz a seu modo” (Leon Tolstoi);  “Considero a família e não o indivíduo como o verdadeiro elemento social” (Honoré de Balzac); “A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família” (Leon Tolstoi); “A unidade familiar desempenha um papel crítico em nossa sociedade e no treinamento da geração por vir” (Sandra Day O’Connor);

Todos esses refrães e pensamentos são todos bonitos e verdadeiros. Mas, para você, em particular, qual é a verdadeira importância da família; da sua família? Qual é o lugar da família em sua vida? Qual a sua contribuição para a sua família? Que valores de família você cultiva? Que exigências pessoais você se impõe para manter laços familiares? Que compromisso você tem com o amor e a fidelidade à família? Que renúncias importantes você faz, cada dia, pela família? Que tempo você reserva à família?

Como vai a sua família?

Saiba que sem família a sua vida não é nada! Você não tem presente e nem futuro. Não tem motivos e nem razões para a vida! Sem família sua vida não é vida.

Que tal enxergar a sua família com outros olhos?

Que tal pensar a sua família com outra esperança?

Que tal sonhar a sua família com outro projeto?

Que tal amar a sua família com outro coração?

Que tal viver a sua família com outra mentalidade.

Faz o seguinte, tome uma firme resolução em sua vida pessoal, hoje mesmo: assuma sua vida em termos de família e viva a família em termos de fé! Você verá um novo horizonte se abrindo à sua frente, como algo possível! Não tenha medo porque, na escola da família, todos nós nos humanizamos, crescendo e amadurecendo na fé.

Deus, na sua própria natureza, é relação de amor! Por isso podemos dizer que ele é um Deus-Família.

“Sejam submissos uns aos outros no temor a Cristo. Mulheres, sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor. Maridos, amem suas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela. Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. ‘Honre seu pai e sua mãe’ é o primeiro mandamento, e vem acompanhado de uma promessa: ‘para que você seja feliz e tenha vida longa sobre a terra.’ Pais, não dêem aos filhos motivo de revolta contra vocês; criem os filhos, educando-os e corrigindo-os como quer o Senhor” (Ef 5,21-25; 6,1-4)

Faça de sua família sua mais alta conquista e sua melhor escolha! Não deixe que o individualismo ou o isolamento faça sombra à mais bela de todas as expressões de vida em comum: sua família.

Seja família! Viva a família! Dê um sim à sua família!

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

FELIZ NATAL PARA O ANO NOVO!

Os meios de comunicação sempre prestam um importante serviço, enquanto mantêm as pessoas informadas. São milhares de informações presentes nas numerosas notícias.  Na medida em

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts