CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA!

Compartilhe:

 

Este artigo do Creio que professamos na missa, expressa a profundidade de fé na Igreja como Obra de Deus. Podemos dizer, com os escritores da antiguidade que, na face da Igreja resplandece a Luz do Cristo! Ainda mais, a Igreja é o lugar onde floresce o Espírito. Crer que a Igreja é santa e católica, e que ela é una e apostólica é inseparável da fé em Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

Significado de Igreja. A palavra ‘Igreja’ significa ‘convocação’. Designa a assembléia daqueles que a Palavra de Deus convoca para formarem o Povo de Deus e que, alimentados pelo Corpo de Cristo, se tornam Corpo de Cristo. A Igreja é, ao mesmo tempo, visível e espiritual, sociedade hierárquica e Corpo Místico de Cristo. Ela é una, formada de um elemento humano e um elemento divino. Somente a fé pode acolher este mistério. A Igreja é no mundo presente o sacramento da salvação, o sinal e o instrumento da Comunhão de Deus e dos homens.

Todos os homens são chamados a fazer parte do Povo de Deus, a fim de que, em Cristo, os homens constituam uma só família e um só Povo de Deus. É pela fé e pelo Batismo que se ingressa no Povo de Deus.

Os atributos da Igreja. A Igreja é UNA: tem um só Senhor, confessa uma só fé, nasce de um só Batismo, forma um só Corpo, vivificado por um só Espírito, em vista de uma única esperança.

A Igreja é SANTA: o Deus Santíssimo é seu autor; Cristo, seu Esposo, se entregou por ela para santificá-la; o Espírito de santidade a vivifica. Embora congregue pecadores, ela é imaculada.

A Igreja é CATÓLICA: anuncia a totalidade da fé; traz em si e administra a plenitude dos meios de salvação; é enviada a todos os povos; dirige-se a todos os homens; abarca todos os tempos; é missionária.

A Igreja é APOSTÓLICA: está construída sobre fundamentos duradouros: os doze Apóstolos do Cordeiro (Ap 21,14); ela é indestrutível; é infalivelmente mantida na verdade: Cristo a governa através de Pedro e dos demais apóstolos, presentes nos seus sucessores, o Papa e o colégio dos Bispos (fonte: Catecismo da Igreja Católica, nos 777-780; 802-820; 866-870).

Organização institucional da Igreja. A Igreja precisa e tem uma organização temporal, como instituição, que lhe permite realizar os trabalhos e alcançar as pessoas nos lugares mais distantes e nas situações mais peculiares de suas vidas. Desta organização nascem as figuras jurídico-canônicas que mantêm toda a sua estrutura estável e em funcionamento.

Encontramos, portanto, a Igreja organizada em arquidiocese, diocese e paróquia. Em cada uma destas instâncias de organização existe uma instância de governo. Para a arquidiocese existe o arcebispo. Para a diocese existe o bispo e, em situações próprias, o bispo auxiliar, o bispo coadjutor e o vigário geral. Finalmente, para a paróquia existe o pároco e, também em situações próprias, o vigário paroquial e o administrador paroquial.

Organização hierárquica da Igreja. Hierarquia significa a ordem de serviço estabelecida segundo algumas funções e encargos. Só é possível entender o que é hierarquia na Igreja, dentro na noção de ministério.

O próprio Cristo é a fonte do ministério na Igreja. Instituiu-a, deu-lhe autoridade e missão, orientação e finalidade. Para apascentar e aumentar sempre o Povo de Deus, o Cristo Senhor instituiu, na sua Igreja, uma variedade de ministérios que tendem ao bem de todo o Corpo.

São revestidos pelo Sacramento da Ordem, todos aqueles que devem servir a Igreja como um ‘Outro Cristo’. Desde os Doze Apóstolos até o momento presente, a Hierarquia Católica se forma dentro do mesmo princípio-poder de ligar e desligar, que foi dado a Pedro. Em outras palavras, cumpre-lhes a missão de ensinar, santificar e governar.

A Hierarquia Católica é formada em três graus: Diácono, Presbítero e Bispo. Todo o restante são títulos: monsenhor, cardeal, cônego…

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

A AMIZADE DE DEUS

  Nosso Senhor, o Verbo de Deus, que primeiro atraiu os homens para serem servos de Deus, libertou em seguida os que lhe estavam submissos,

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts