‘Comunicação a serviço da vida, verdade, justiça, igualdade e paz’, defende Dom Edilson no 7º Encontro Nacional da Pascom

Aconteceu, de 22 a 24 de julho, no mosteiro de Itaici, em São Paulo, o 7º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), com o tema “Comunicação e Sinodalidade: comunhão, participação e missão”. O evento reuniu cerca de 500 participantes de todo o Brasil, sendo 200 presencialmente e 300 de forma remota.

O bispo da Diocese de Oeiras e membro da Comissão Episcopal para as Comunicações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Nordeste 4, Dom Edilson Soares, participou do encontro e destacou a necessidade da comunicação a serviço de uma Igreja sinodal.

Foi um evento muito rico que nos ajudou a refletir o sentido da sinodalidade como estilo eclesial. Este caminhar juntos, como Igreja, dentro do espírito da comunhão, que não deve ser entendida apenas como uma palavra de moda, mas, sobretudo, como uma exortação feita pelo Papa, uma interpelação para vivermos uma Igreja em saída.

Dom Edilson também reforça que as atividades desempenhadas pela Pastoral da Comunicação precisam estar em sintonia com iniciativas que tenham por objetivo a inclusão social, a justiça, a cidadania e a defesa integral da vida:

Isso significa, de forma concreta, que nossas estruturas eclesiais sejam mais leves, mais acessíveis e menos burocráticas, evidenciando o espírito da missão, a sensibilidade no trato com os mais vulneráveis. A Pastoral da Comunicação não deve se resumir apenas à visibilidade das ações litúrgicas, mas também das iniciativas sociais que ajudam a melhorar as condições de vida dos mais pobres. Precisamos ser parte de uma comunicação profética, denunciando as práticas corruptas que ameaçam a vida dos pobres.

Nova coordenação para 2022-2026

A equipe é formada pelo coordenador-geral reeleito para mais um mandato, Marcus Tullius, pela vice-coordenadora Janaina Gonçalves, atual coordenadora da Pascom-Regional Leste 2, ambos de Belo Horizonte (MG), e pelo secretário-geral, Allex Ferrero, também coordenador da Pascom-Regional Nordeste 1, do Ceará.

O anúncio foi feito pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Joaquim Mol, que também agradeceu à Patrícia Luz pelo exercício da função de secretária-geral nos últimos quatro anos.

O encontro terminou na manhã do domingo, 24 de julho, com uma a missa presidida pelo presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB.

Com fotos e informações da CNBB Nacional

FONTE: https://cnbbne4.org.br/