A Celebração desta Quinta-Feira Santa tem início marcado universalmente às 15h, porém na Catedral de Nossa Senhora da Vitória por razões pastorais a celebração tem início às 17h concentrando o maior número de fiéis que acorrem a Catedral para participar.
No único dia do ano que não se celebra a Missa, a Celebração Litúrgica consta de 3 partes. Liturgia da Palavra com Oração Universal, Adoração da Santa Cruz e Comunhão Eucarística.
Dom Edilson em sua homilia falou do silêncio tão necessário neste dia e lembrou que essa liturgia de modo sereno e silencioso retrata o coração de nosso Senhor Jesus Cristo e a grandeza do amor que Ele tem conosco. Disse que nenhum amor é maior do que o de Jesus, pois é um amor gratuito e de entrega e nada se compara ao amor de Cristo. Que esse momento Litúrgico se celebra em três momentos: a Liturgia da Palavra, Adorar a Cristo na Cruz e o Descimento da Cruz.
Durante a adoração da Santa Cruz, ainda não podendo haver o beijo, Dom Edilson fez o gesto por todos e em seguida cada fiel foi convidado para fazer o rito apenas tocando na imagem e fazendo uma oração rápida.
A emoção era vista nos olhos dos fiéis que esse ano, seguindo as normas sanitárias, puderam participar do dia da Paixão Redentora do Senhor de modo fisicamente.
Texto: Matheus Nunes
Fotos: Ana Karla Freitas Reis