Católicos rememoram a Paixão e Morte de Jesus nesta Sexta-Feira Santa em Oeiras

Nesta Sexta-Feira Santa, 29/03/2024, centenas de fieis participaram das cerimonias na Igreja Catedral de Oeiras. Às 08 h os católicos estiveram presentes na celebração penitencial seguida de confissão auricular.

À tarde a Celebração da Paixão do Senhor teve início às 17h, com a liturgia da Palavra, Adoração a Santa Cruz e Comunhão geral dos fiéis. Em seguida os devotos deixaram o interior da catedral e presenciaram a cerimônia do Descimento da Cruz, acompanhando logo após a procissão do Senhor Morto pelas ruas do Centro Histórico de Oeiras. O Sermão do Descimento da Cruz foi proferido pelo bispo diocesano de Oeiras, Dom Edilson Nobre.

No final do Sermão, a imagem do Senhor Morto, fixada no adro da Igreja Catedral, foi retirada solenemente por homens da comunidade, representando José de Arimatéia e Nicodemos, amigos de Jesus; ao som da marcha fúnebre, executada pela banda Santa Cecília. Colocada em um esquife, a imagem do Senhor Morto e a imagem de Nossa Senhora das Dores, foram levadas em procissão pelas ruas de Oeiras, parando cinco vezes, onde a Verônica (Maria Beú), interpretada neste ano, pela jovem Lara Rêgo, entoou o canto de lamentação do servo sofredor.

Em Oeiras essa tradição tem aproximadamente duzentos anos, momento celebrativo que atrai milhares de pessoas a Primeira Capital do Piauí, que tem o título de “Capital da Fé”. Pessoas vindas de diversas comunidades, das cidades vizinhas e distantes, de outros estados, bem como oeirenses ausentes, visitam a cidade nessa época do ano, pois simboliza o encontro de todos os oeirenses com suas raízes mais profundas.

PALAVRA TEM PODER!

Nossas relações interpessoais são formadas e estabelecidas por muitas e fortes mediações. Uma dessas mediações é a Palavra. Sem a palavra a vida seria