Amigos do Seminário

Compartilhe:

O grupo Amigos do Seminário é um projeto da Diocese de Oeiras PI que tem uma dupla finalidade: em primeiro lugar é fomentar a espiritualidade vocacional na Diocese, assim como a prática da oração pelas vocações, sobretudo sacerdotais, e pelos sacerdotes; em segundo lugar, garantir a manutenção da formação dos seminaristas de nossa Diocese.

A criação e implantação do Grupo Amigos do Seminário partiu da iniciativa do bispo, Dom Edilson. Que vendo a necessidade de uma trabalho vocacional que envolvesse as paróquias e comunidades com a oração pelas vocações iniciou visitas às paróquias para este fim. Outra motivação para tanto, foi o alto valor das despesas mensais da manutenção dos seminaristas.

Nas visitas às paróquias da Diocese iniciadas em 2017, Dom Edilson, se reunia com o padre e uma representação das pastorais, grupos, movimentos e da comunidade paroquial em geral. Ele apresentava a realidade e a proposta do Projeto, destacando que a contribuição de amigos do Seminário jamais substituiria a devolução do Dízimo, nem que esta devolução diminuísse por causa do novo projeto. De modo que após a visita, a semente plantada, um grupo de Amigos do Seminário nascia.

Em Janeiro de 2018 a Diocese de Oeiras contava com 02 grupos de Amigos do Seminário: as Paróquias da Sagrada Família e Nossa Senhora da Vitória. Em Abril de 2018, um grupo de oeirenses que moram fora, sobretudo em Teresina, se juntou ao projeto (é um grupo que se reúne em algumas datas para rezar pelas vocações e confraternizar junto ao Bispo, equipe coordenadora e aos seminaristas) mesmo longe da cidade eles se fazem presentes pelo intercâmbio de oração e generosidade. Em Julho de 2018 eram mais dois grupos: Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e a Paróquia de Santo Antônio em Várzea Grande. Em Dezembro de 2018 eram 11 grupos sendo 10 nas paróquias – mais a Paróquia de São Sebastião em Tanque do Piauí, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Socorro do Piauí, São José em Paes Landim, Nossa Senhora da Conceição em Conceição do Canindé e Sagrado Coração de Jesus em Simplício Mendes – e o grupo de Amigos do Seminário em Teresina.

O grupo dos Amigos do Seminário está sob a coordenação do Bispo diocesano Dom Edilson, e da Pastoral Vocacional Diocesana por meio do Pe. Lael Rubem e uma equipe de voluntários que coordenam a nível diocesano o projeto e articuladores em cada paróquia e grupo.

O projeto dos Amigos precisa crescer mais, nas paróquias e no coração das pessoas, para que seja nutrida na Diocese de Oeiras uma espiritualidade vocacional, pois “a messe é grande e os operários são poucos”, disse Jesus.

Sua oração tem valor! Vamos rezar pelas Vocações…

Senhor da Messe, Pastor do Rebanho,

Faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite:

“Vem e segue-me!” Derrama sobre nós o Teu Espírito,

Que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho,

e generosidade para seguir Tua voz!

 

Senhor, que a messe não se perca por falta de operários!

Desperta nossas comunidades para a Missão!

Ensina nossa vida a ser serviço!

Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino

na vida consagrada e religiosa!

 

Senhor, que o Rebanho não pereça por falta de Pastores!

Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, diáconos e ministros!

Dá perseverança a nossos seminaristas!

Desperta o coração de nossos jovens para

o ministério pastoral em Tua Igreja!

 

Senhor da Messe e Pastor do Rebanho,

Chama-nos para o serviço de teu povo.

Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho,

Ajuda-nos a responder: “SIM”. Amém!

Participe também com sua contribuição financeira

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Agência: 1383
Conta: 1118-6
Op: 003

BANCO DO BRASIL

Agência: 2362-0
Conta: 19.951-6