Cáritas Diocesana de Oeiras realiza Seminário Final das primeiras turmas do PROAJA

Aconteceu no sábado (03/12/2022), no Centro Diocesano Dom Expedito, das 8:h ás 12:h, o Seminário Final das primeiras turmas do Programa de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, PROAJA, ofertados pela Cáritas Diocesana de Oeiras em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Piauí.

O evento reuniu coordenadores de turmas, alfabetizadores, alfabetizandos e parceiros da instituição, esteve também presente o Diretor Executivo da instituição o padre Julielmo Marques, o Advogado Dr. Adriano e o representante do PRÓ PIAUÍ, o vereador Gilmar Fontes. Teve como objetivo promover a divulgação das ações metodológicas empregadas pela Cáritas baseadas nos estudos de Paulo Freire, bem como o registro das experiências exitosas realizadas durante a execução do programa de alfabetização, PROAJA, nos municípios de Oeiras, Colônia, São João da Varjota, Santo Inácio e Floresta.

“É com imensa alegria que chegamos ao final desta etapa de aprendizagem, o desafio foi grande, mas o esforço e a capacidade de se reinventar foi maior. Gratidão a toda equipe da Cáritas, coordenadores de turmas, alfabetizadores, equipe da SEDUC e, em especial ao nosso presidente da Cáritas, o nosso bispo Dom Edilson Nobre pela confiança. ” Declarou o Diretor Executivo da Instituição.

Durante o Seminário aconteceu uma mesa redonda com a equipe da Cáritas responsável pelo programa, onde os mesmos fizeram uma retrospectiva das ações metodológicas e administrativas desenvolvidas pela instituição como: o Seminário de Práticas realizados mensalmente como os coordenadores de turmas, os encontros de planejamento desenvolvidas com os alfabetizadores semanalmente, o diário virtual usado pela instituição para os registros dos alfabetizadores, a distribuição de merenda e material didático e escolar para os alfabetizandos e visitas de monitoramento.

O seminário contou com apresentação cultural de alfabetizandos da cidade de Colônia, que tinha como coordenadora de turma a Edmária. Também com o relato de experiência da alfabetizadora da zona rural de Oeiras, Cícera: “ Para mim foi uma experiência desafiadora e de grande aprendizagem, me encantei com as histórias de vida de meus alunos e pude ensinar aos mesmos o valor da leitura. ” Afirmou a alfabetizadora que era acompanhada pelo coordenador Rodrigo Marques.

Ao final do evento aconteceu a confraternização, foi servido um delicioso almoço para todos.

Por:  Elidete Pereira – Coordenadora Pedagógica da Cáritas/PROAJA

FONTE: https://www.caritasdiocesanaoeiras.org.br/noticia/117/c%C3%A1ritas-diocesana-de-oeiras-realiza-semin%C3%A1rio-final-das-primeiras-turmas-do-proaja

Por: Elidete Pereira – Coordenadora Pedagógica da Cáritas/PROAJA

Pe. Carlos Alberto Nascimento, SDB