Paroquias

Paróquia de Nossa Senhora da Vitória

É uma igreja barroca, com desenhos de flores e ornamentos esculpidos em cantos de paredes e altares, pequenos desenhos estão espalhados em teto.

Mas são nos altares que estão as preciosidades da Catedral de Nossa Senhora da Vitória de Oeiras. São imagens de Cristo na cruz, sepultado e ressuscitado ou levando a cruz.

A Igreja de Nossa Senhora da Vitória, na Praça da Vitória , começou a ser construída em 1697 e foi concluída em 1733, na antiga Vila da Mocha, em um local onde havia uma pequena capela feita palha e taipa.

O historiador Francisco de Moraes Rêgo, graduado pela Uespi (Universidade Estadual do Piauí) e do Instituto Histórico de Oeiras, disse que a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória começou a ser construída em fevereiro de 1697, quando o padre Thomé iniciou a construção, criando uma confusão com Domingos Afonso Mafrense, porque o local onde a igreja estava sendo erguida era de sua propriedade e o colonizador do Piauí não queria dividir seu poder com a Igreja Católica.

Domingos Afonso Mafrense mandou incendiar a igreja. A construção foi autorizada, depois, pelo rei de Portugal, com a criação da freguesia.

Ëm 1733, a igreja foi inaugurada de forma definitiva e de pedra, qual vem resistindo até hoje de forma majestosa e como Catedral de Oeiras.

A Catedral de Nossa Senhora da Vitória é oficialmente a primeira igreja do Piauí.

Fonte: Meio Norte

Setor: