Reaviva o dom de Deus que há em ti (2 Tm 1,6)

Estamos realizando, em todas as Paróquias e Áreas Pastorais da Diocese de Oeiras, as Visitas Pastorais Missionárias. O apóstolo Paulo, “depois de alguns dias, disse a Barnabé: “Voltemos para visitar os irmãos em cada cidade onde anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão” (At 15,36).

A Visita Pastoral Missionária expressa a atenção e o cuidado espiritual e pastoral da Igreja, através do bispo, ao povo de Deus. Assim se define o objetivo principal da visita: proporcionar ao bispo estar presente junto ao povo de Deus, escutando e conhecendo melhor aqueles(as) que o Supremo Pastor confiou ao seu pastoreio, exortando-os a “reavivar o dom de Deus que há em cada um” (Cf. 2 Tm 1,6). A visita tem também como objetivos: 1) Oportunizar o encontro entre o bispo e os padres, as religiosas(os) e leigas(os); 2) Celebrar e rezar com o povo; 3) Ajudar a comunidade paroquial a resolver eventuais dificuldades na área religiosa e/ou administrativa; 4) Fortalecer e animar as lideranças na fé e na missão; 5) Acompanhar e partilhar o Plano Pastoral Diocesano; 6) Fazer a experiência de Deus a partir da escuta da Palavra e da celebração da Eucaristia, renovando a fé, a esperança e o amor, no contexto sócio-político-econômico e religioso em que vive o povo de Deus.

Nesta ocasião, o bispo se prepara para uma outra visita chamada Ad Limina Apostolorum (Ao túmulo dos apóstolos), que se faz a cada cinco anos ao Papa, bispo de Roma, sucessor de Pedro e irmãos na fé; expressando assim, a comunhão e a unidade da Igreja de Jesus Cristo presente em cada diocese. Esta visita foi criada pelo Concílio de Trento (1545-1563), que também obrigou aos bispos residirem em suas dioceses.

A Igreja é ministerial e exerce a sua missão através de várias instâncias eclesiais, sob a animação, discernimento e coordenação do bispo diocesano. Portanto a VPM conta, além da presença do bispo, com representantes de instâncias atuantes na Diocese: padres, religiosas, leigos e leigas engajados nas pastorais, principalmente das pastorais prioritárias, na diocese de Oeiras. A saber, pastoral catequética, pastoral familiar e pastoral da juventude, sem excluir as demais.

O Papa Francisco nos exorta a realizarmos a “cultura do encontro”. Portanto buscamos alcançar os objetivos almejados através de visitas, encontros e celebrações, com os padres, religiosas, setores e comunidades, pastorais, coordenações de pastoral, conselhos paroquiais, associações religiosas, serviços, movimentos, gestores e lideranças municipais, escolas, hospitais etc.

Enfim, a parir de um plano proposto pelo bispo e da programação elaborada pela paróquia, vamos ao encontro das pessoas onde quer que se encontrem, exortando-as: “reaviva o dom de Deus que há em ti”. “Para que todos tenham vida” (Jo 10,10).