- Diocese de Oeiras - http://diocesedeoeiras.org -

Papa Francisco completa 49 anos de sacerdócio

O 13 de dezembro é uma data especial para o Papa Francisco, pois é o dia em que celebra a sua ordenação sacerdotal.

Poucos antes de completar 33 anos, o então arcebispo de Cordoba, Dom Ramon José Castellano, presidiu a celebração. Era o dia 13 de dezembro de 1969. Quarenta e nove anos atrás.

Afinal, quem é o sacerdote para o Papa Francisco? A resposta está nos inúmeros discursos e homilias pronunciados nesses cinco anos de magistério.

Misericórdia

Um dos mais significativos é o de 6 de março de 2014, no encontro com os párocos e os sacerdotes da Diocese de Roma. Na ocasião, o Pontífice evoca a palavra-chave do seu pontificado: “misericórdia”.

“À imagem do Bom Pastor, o presbítero é um homem de misericórdia e de compaixão, está perto do seu povo e é servidor de todos. Quem quer que se encontre ferido na própria vida pode encontrar nele atenção e escuta… O sacerdote é chamado a aprender isto, a ter um coração que se comove.

Os padres «ascetas», aqueles «de laboratório», completamente limpos e bonitos, não ajudam a Igreja. Hoje podemos pensar a Igreja como um «hospital de campo».

É necessário curar as feridas, e elas são numerosas. Há tantas chagas! Existem muitas pessoas feridas por problemas materiais, por escândalos, até na Igreja… Pessoas feridas pelas ilusões do mundo… Nós, sacerdotes, devemos estar ali, próximos destas pessoas. Misericórdia significa, antes de tudo, curar as feridas.”