Dom Roberto: A importância de eleger bons senadores e deputados federais

Compartilhe:

No próximo domingo, 7 de outubro, a população brasileira vai eleger seus representantes. Além do presidente, dos governadores e deputados estaduais e distritais, os cidadãos terão de escolher os deputados federais – representantes da população e senadores – que representam os Estados.

A escolha desses nomes é muito importante e precisa ser muito consciente pois serão eles que vão representar a voz do povo na Câmara dos Deputados e no Senado Federal na elaboração das leis, no controle do orçamento e na fiscalização do executivo (Presidência da República).

“Eles representam o povo e a realidade dos Estados, sendo a garantia dos direitos sociais e a vida e garantia do Estado de Direito. Fragilizar o Congresso ou cercear suas prerrogativas constitucionais é desconstruir a Democracia”explica o bispo de Campos (RJ) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Roberto Ferreria Paz.

Segundo o bispo, o perigo de um presidencialismo virar tirania ou autoritarismo começa sempre com o silenciamento ou fechamento do Congresso. Por isso temos que fortalecer e consolidar as práticas parlamentares.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mais de 8,5 mil candidatos se registraram no TSE para concorrer neste ano ao cargo de deputado federal, mas só 513 deles serão eleitos – esse é o número máximo de deputados estabelecido pela Constituição de 1988. Já para o cargo se senador, foram 358 registros para 54 vagas este ano.

Dom Roberto Ferreria Paz orienta que a população vote naqueles deputados e senadores que tenham um mandato popular, que representem os interesses públicos e o bem comum. “Que sejam capazes de promover uma autêntica reforma política. Que defendam um projeto de soberania nacional e inclusão dos mais pobres”, destaca.

Em recente entrevista ao programa especial Igreja no Brasil da CNBB sobre eleições, o arcebispo de Brasília e presidente da conferência, cardeal Sergio da Rocha, disse que nestas eleições é muito importante exercer a consciência da cidadania.

“O seu voto é muito importante neste ano, ele tem consequências para vida do país. Portanto, procure participar bem, acompanhar de modo consciente e responsável esse período que precede as eleições. Vote de maneira consciente e recordando os critérios que a igreja tem proposto para os projetos políticos do próprio país”.

Eleições 2018: compromisso e esperança

Em abril deste ano, durante a 56ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP), a  CNBB divulgou a nota: “Eleições 2018: compromisso e esperança” demonstrando a preocupação da entidade com a atual situação do país em vista especialmente do período eleitoral, momento que de acordo com o texto serve para “garantir o fortalecimento da democracia e o exercício da cidadania da população brasileira”. A nota é uma orientação sobre esse processo eleitoral e foi o pano de fundo para um programa especial sobre as eleições 2018 que chegou à tela das emissoras católicas de televisão.

Leia a íntegra da nota Eleições 2018: compromisso e esperança

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts