Viver a Palavra de Deus

Compartilhe:

 

Ninguém deve supor que, viver a Palavra de Deus seja reproduzir práticas ou comportamentos descritos pela Bíblia, no tempo de Jesus ou em qualquer tempo da Bíblia. Viver a Palavra de Deus não é um teatro; não é uma encenação; não é uma repetição mecânica de atos ou palavras.

Viver a Palavra de Deus é uma construção. Isso mesmo, uma construção! Nossa vida, pela Palavra de Deus é uma construção e seu desenvolvimento, do começo ao fim, requer um projeto. A Palavra de Deus é o conteúdo fundamental para qualquer projeto de vida: em todo e qualquer tempo, lugar e pessoa.

Tomemos a carta de Tiago e aprendamos algumas lições para construir a nossa vida, pela Palavra de Deus, de maneira comprometida e fiel.

Nas provações e na perseverança amadurecer a fé (Tg 1,2-4). “Fiquem muito alegres por terem que passar por todo tipo de provações, pois vocês sabem que aprendem a perseverar quando sua fé é posta à prova. Mas é preciso que a perseverança complete a sua obra em vocês, para que sejam homens completos e autênticos, sem nenhuma deficiência”

Na sabedoria aprender a se dirigir a Deus, com confiança (1,5-8). “Se alguém de vocês tem falta de sabedoria, que peça a Deus, e ele a dará, porque é generoso e dá sem impor condições. Todavia é preciso pedir com fé, sem duvidar, porque aquele que duvida é como a onda do mar, que o vento leva de um lado para outro”

Na liberdade praticar a Palavra, não como ouvinte distraído (Tg 1,19.22-25). “Vocês já sabem, meus queridos irmãos: cada um seja pronto para ouvir, mas lento para falar. Recebam com docilidade a Palavra que lhes foi plantada no coração e que pode salvá-los. Sejam praticantes da Palavra, e não apenas ouvintes…”

No amor, praticar uma religião pura (Tg 1,26-2,12). “Religião pura e sem mancha diante de Deus, nosso Pai, é esta: socorrer os órfãos e as viúvas em aflição, e manter-se livre da corrupção do mundo”

Nas obras, coloquem a fé para funcionar (Tg 2,14-26). “Meus irmãos, se alguém diz que tem fé, mas não tem obras, que adianta isso? Por acaso a fé poderá salvá-lo? De fato, do mesmo modo que o corpo sem o espírito é cadáver, assim também a fé: sem as obras ela é cadáver”

No silêncio dominem a própria língua (Tg 3,1-12). “Não se façam todos de mestres. Vocês bem sabem que seremos julgados com maior severidade, pois todos nós estamos sujeitos a muitos erros. Aquele que não comete falta no falar, é homem perfeito, capaz de pôr freio ao corpo todo”

Na sabedoria trabalhem pela paz (Tg 3,13-4,10). “Mostrem com a boa conduta que suas ações são de uma sabedoria humilde. Mas, se vocês têm no coração ciúme amargo e espírito de rivalidade, não fiquem se gabando e não mintam contra a verdade. Esse tipo de sabedoria não vem do alto; é sabedoria terrena, animal, demoníaca. A sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, pacífica, humilde, compreensiva, cheia de misericórdia e bons frutos, sem discriminações e sem hipocrisia”

No auto-controle resistir às tentações e ao diabo (Tg 4,1-8). “De onde surgem os conflitos e competições que existem entre vocês? Não vêm exatamente dos prazeres que guerreiam nos seus membros? Quem quer ser amigo do mundo é inimigo de Deus. Portanto, sejam submissos a Deus; resistam ao diabo, e este fugirá de vocês”

Na humildade aproximar-se de Deus (Tg 4,8-10). “Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês. Pecadores, purifiquem as mãos! Indecisos, purifiquem o coração! Reconheçam a própria miséria, Humilhem-se diante do Senhor, e ele os elevará”

Na paciência aguardar a vinda do Senhor (Tg 5,7-8). “Irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Olhem o agricultor: ele espera pacientemente o fruto precioso da terra, até receber a chuva do outono e da primavera. Sejam pacientes vocês também; fortaleçam os corações, pois a vinda do Senhor está próxima”. 

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts