Solenidade de Ramos inicia oficialmente a Semana Santa em Oeiras

Em alusão a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém, realizou-se neste domingo, dia 14 de abril de 2019, a Procissão e Solene Missa de Ramos, na paróquia Nossa Senhora da Vitória, Oeiras – Piauí. A distribuição dos ramos aconteceu na Igreja da Imaculada Conceição dos Homens pardos, que foram bentos por Dom Edilson Nobre em seguida uma multidão de fiéis seguiram em procissão pelas ruas do centro histórico em direção à Igreja Catedral Nossa Senhora Vitória onde foi realizada a Solene Missa de Ramos. durante o percurso os fiéis católicos traziam nas mãos ramos de carnaúba, planta nativa da região, acenando de forma alegre e festiva.

Esta procissão simboliza a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho aclamado como Rei pelo povo que com ramos de oliveira cantavam “Hosana ao filho de Davi”. Em Oeiras esta tradição é secular, a cada ano a procissão tem mais participação popular que a exemplo do povo daquela época, também acenavam seus ramos aclamando Jesus em seus corações.

A Solenidade Ramos foi presidida por Dom Edilson Nobre, bispo da diocese de Oeiras, e concelebrada pelos padres Possidônio Barbosa e José Francisco, administrador e Vigário paroquial da Paroquia Nossa Senhora da Vitoria, respectivamente.

Na reflexão, Dom Edilson destacou que “a liturgia de hoje nos remete a acompanhar os passos de Jesus nos momentos mais difíceis de sua vida, primeiro recordamos aquele momento belíssimo da história onde Jesus entra em Jerusalém aclamado pelo povo, no momento seguinte Jesus é injustiçado e crucificado; enfatizou que devemos seguir os passos de Jesus todos os dias, e que a Imagem do Bom Jesus dos Passos deve ficar fixa em nossa memória todos os instantes da nossa vida para que nos momentos do orgulho, da prepotência, nas situações de pecados que nos vem nos lembrarmos de Jesus, nos converter e procurarmos seguir as suas orientações;  lembrou que hoje temos a Coleta da Campanha da Fraternidade e fez uma provocação para fazermos um sacrifico e deixarmos de tomar uma cerveja ou fumar um cigarro para doarmos  e transformar vidas, disse que 40% é enviado para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para projetos sociais e os 60% que ficam aqui na Diocese de Oeiras será para equipar uma casa para dar suporte aos grupos que fazem trabalhos sociais e vão ao encontro das pessoas que mais precisam, através das diversas pastorais e movimentos, finalizou pedindo que esta liturgia possa sensibilizar o nosso coração para sermos verdadeiros discípulos de Jesus”, ressaltou Dom Edilson Nobre.

Com a solenidade de Ramos, teve início oficialmente a Semana Santa em todo o mundo para os católicos. Em Oeiras durante toda a semana acontecerão diversas cerimônias religiosas, como missas, procissões, vigília e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Veja a programação e participe:

15/04/2019 (SEGUNDA-FEIRA SANTA)
Durante todo o dia, haverá confissão das pessoas enfermas.
19h00 – Missa do Crisma na Igreja Catedral (bênção dos Santos óleos e renovação das promessas sacerdotais). Nesta Missa, todos os Padres da Diocese estarão presentes.

16/04/2019 (TERÇA-FEIRA SANTA)
08h00 – Confissão Auricular para os enfermos, na Igreja Catedral.
09h00 – Missa dos Enfermos, na Igreja Catedral. Nesta Missa, as pessoas enfermas receberão o Sacramento da Unção dos Enfermos.
19h00 – Missa na Igreja Catedral.

17/04/2019 (QUARTA-FEIRA SANTA)
08h00 – Confissão Auricular para crianças que já fizeram a 1ª Eucaristia, na Igreja Catedral.
16h30 – Via Sacra da Juventude, saindo da Igreja Catedral e percorrendo as ruas da nossa Cidade.
19h – Missa na Igreja Catedral e solenidade das Trevas.

18/04/2019 (QUINTA-FEIRA SANTA) INÍCIO DO TRÍDUO PASCAL
17h00 – Missa Solene da Ceia do Senhor, na Igreja Catedral com a Cerimônia do lava-pés e Transladação do Ssmo. Sacramento para Adoração, conforme a seguinte pauta:
19h às 20h – Bairros: Floriano Peixoto, Várzea, Canela e João XXIII, Pastoral do Dizimo, Catequese, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Criança.
20h às 21h – Escolas: IBENS, Farmacêutico João Carvalho, Paulo Freire, Instituto Gandhi e demais Escolas do Ensino Fundamental, JEC e Liturgia Jovem.
21h às 22h – UESPI e Ensino Médio dos Colégios Rocha Neto e Pedro Sá, Amigos em Oração e RCC.
22h às 23h – Apostolado da Oração, Coração de Maria, Legião de Maria e Centro da Cidade.
23h à meia noite – Casais Encontristas, Pastoral Familiar, Terço dos Homens, Santo Antonio e Famílias em geral.
21h- Procissão do Fogaréu (somente para os homens) e, em seguida, Sermão do Fogaréu, proferido pelo Pe. Rogério Nascimento.

19/04/2019 (SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO) – DIA DE JEJUM E ABSTINÊNCIA
08h00 – Confissão Comunitária na Igreja Catedral
17h00 – Celebração da Paixão do Senhor: Liturgia da Palavra, Adoração da Santa Cruz, comunhão Geral dos Fiéis, Descimento da Cruz e Procissão do Senhor Morto. O sermão do descimento será proferido pelo Bispo Emérito de Crato, Dom Fernando Panico.

20/04/2019 (SÁBADO SANTO) – DIA DO SILÊNCIO LITÚRGICO
21h00 – Cantoria ao Ressuscitado no Adro da Igreja Catedral
22h00 – Solene Vigília Pascal, com a Benção do Fogo Novo, Anúncio da Páscoa e Renovação das Promessas do Batismo.

21/04/2019 (DOMINGO DA RESSURREIÇÃO)
08h30 – Procissão do Senhor Ressuscitado
09h00 – Missa Solene da Ressurreição do Senhor, na Igreja Catedral