Seminarista Lael Rubem é instituído acólito em celebração durante o Festejo da Sagrada Família

Na noite desta quarta-feira, 05/09/2018, na Paróquia da Sagrada Família, durante o novenário em preparação para a  festa da Sagrada Família, que comemora 15 anos de paróquia neste ano, foi instituído acólito o seminarista Lael Rubem pelo bispo diocesano de Oeiras, Dom Edilson Soares Nobre.
O ministério de acólito faz parte das etapas celebrativas que o candidato ao sacerdócio percorre. O seminarista vai recebendo a confirmação da Igreja ao longo de seu processo formativo por meio desses momentos. Primeiro o candidato é admitido às Ordens Sacras, depois recebe o ministério de Leitor e o ministério de acólito, na sequência vem o sacramento da ordem, com o diaconato e após algum tempo, o presbiterato.
Segundo as indicações das rubricas da Igreja, a função do acólito é “ajudar o diácono e ministrar ao sacerdote. O seu serviço, portanto, é cuidar do altar, ajudar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, principalmente na celebração da Missa. Também lhe pertence, como ministro extraordinário, distribuir a sagrada comunhão, segundo as normas do direito” (Cerimonial dos bispos, 28).
A celebração foi assistida por vários padres, sendo 4 padres da diocese de Oeiras e 7 padres da arquidiocese de Natal. Centenas de fiéis vindos das comunidades e os noitários do festejo lotaram a matriz da Sagrada Família na ocasião.