Rezando com Maria: Nossa Senhora do Carmo

Compartilhe:

Vamos saber um pouco mais sobre a devoção a Nossa Senhora do Carmo.

O monte Carmelo, na Palestina, é cantado na Bíblia por sua singular beleza. Foi sobre esse monte que o profeta Elias defendera a pureza da fé israelita no Deus vivo.

Segundo a tradição, conta-se que um grupo de homens devotos dos santos profetas Elias e Eliseu abraçou o Cristianismo e construiu no Monte Carmelo, em Israel, um santuário dedicado à Santíssima Virgem, no mesmo lugar onde o profeta Elias teria visto um sinal anunciador da fecundidade da Mãe de Deus.

Simão Stock, um eremita, atraído pela vida mortificada, de prostração dos Carmelitas, como também pela devoção mariana que cultivavam, pediu que o admitissem como noviço da Ordem Carmelita.

A tradição conta que Nossa Senhora apareceu, em 16 de julho de 1251, a Simão Stock, que tempos depois foi proclamado santo. Nesse período, a Ordem dos Carmelitas também começou a ser perseguida pelos mulçumanos. E os frades invocaram de modo especial a Virgem do Carmelo.

São Simão pediu um sinal de proteção de Maria e recebeu de suas mãos o “escapulário” como sinal de união com a Mãe de Deus. E a mensagem: “Eis aqui um sinal de minha aliança”. Prova desse amparo celeste foi a cessação das hostilidades à ordem e o aumento no número de vocações.

VOCÊ SABIA?

Você sabia que a palavra escapulário vem do latim SCAPULAE? Usado como sinal de fé em Deus, o Escapulário é armadura, proteção. E é isso o que a Virgem do Carmelo entregou para São Simão como sinal de aliança com Ela, exprimindo nossa consagração à Santíssima Virgem. O escapulário nos lembra sempre da promessa de Maria de eterna salvação a todos que o usarem.

Em 1322, o Papa João XXII aprovou o uso do escapulário como sinal de proteção e solicitou que rezássemos diariamente em honra à Virgem Maria, suplicando seu amparo e sua salvação.

No Brasil, a devoção à Virgem do Carmelo chegou em 1586, quando foi fundado o primeiro convento do Carmo em nosso país, em Olinda. Foi também sob esta proteção que nasceu a primeira vila do Estado de Minas Gerais, a futura Mariana.

Atualmente existem no Brasil mais de 106 paróquias dedicadas à Virgem do Carmo.

 

Fonte: http://www.a12.com/

Imagem: Google

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts