Quinta-Feira Santa é marcada por celebrações de fé em Oeiras

Milhares de fieis participaram das celebrações da Quinta-Feira Santa em Oeiras. À tarde a partir das 17h, os católicos estiveram presentes na Missa da Ceia do Senhor na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória. Nessa celebração dom Edilson Nobre, bispo diocesano, conduziu a cerimônia do Lava-pés, momento em que lavou os pés de 12 homens da comunidade, representando de forma simbólica os 12 apóstolos de Jesus, repetindo o gesto de humildade de Cristo. Ainda nessa celebração litúrgica o bispo diocesano fez memória da instituição da Eucaristia, atualizando o memorial da Paixão e morte do Senhor.

Após a santa missa, aconteceu a transladação do Santíssimo Sacramento da Capela-mor para a Capela do Santíssimo, ficando em adoração até meia noite. Os altares foram desnudados como sinal de respeito e humildade. Grupos de oração, escolas, pastorais e populares prestaram seu momento de adoração a Jesus na Eucaristia, dentro da Catedral de Nossa Senhora da Vitória, revezando de hora em hora, com cantos sacros, louvor e recitação do Santo Terço até a meia noite.

Às 21h o Centro Histórico foi tomado por fieis que participaram da tradicional procissão do Fogaréu. Uma manifestação da religiosidade popular reservada aos homens, que carregando lamparinas rústicas movidas a querosene, fizeram seu momento penitencial pelas ruas históricas de Oeiras.

O Sermão do Fogaréu foi proferido pelo Pe. Juarez Donato, Administrador da Paróquia de Santo Inácio de Loyola do Piauí (Diocese de Oeiras). Encerrando a procissão, os romeiros entraram na Igreja Catedral para um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, agradecendo as graças e bênçãos recebidas.

A Quinta-Feira Santa retrata ainda a agonia de Jesus no jardim situado no sopé do Monte das Oliveiras, em Jerusalém (atual Israel), onde Cristo e seus discípulos oraram na noite anterior à sua crucificação.