Notícia da Diocese

Padre Francisco das Chagas é acolhido como pároco da Paróquia Senhora Sant’Ana, no município de Arraial

Autor:

Realizou-se nessa sexta-feira, 09 de agosto de 2019, às 19:00 h,  na Igreja de Senhora Sant’Ana, em Arraial – Piauí, a Celebração Eucarística de acolhida do Padre Francisco das Chagas Santos Martins, como pároco da referida paróquia.

A Celebração foi presidida pelo bispo da Diocese de Oeiras, dom Edilson Soares Nobre, concelebrada pelos padres da Diocese de Oeiras e Pe. Andreson Madson da Arquidiocese de Natal. Na assembleia, caravanas do município de Oeiras, das comunidades rurais que formam a Paróquia Senhora Sant’Ana, religiosas e de todo povo de Deus.

Após a saudação inicial feita pelo bispo diocesano, foi feita a leitura da Provisão do novo Pároco, onde estabelece que o Padre Francisco das Chagas permanece na paróquia por um período e seis anos.

Na sequência, o Padre Francisco das Chagas dos Santos Martins, tocando com as mãos a Escritura Sagrada, fez o juramento de fidelidade perante o bispo e a comunidade, pelo fato de estar assumindo um novo ofício em nome da Igreja.  Depois, a liturgia prosseguiu como de costume, com o ato penitencial, hino de louvor e Liturgia da Palavra. Na homilia, Dom Edilson destacou alguns pontos que justificam a importância e a missão que compete ao sacerdote ao exercer a função de pároco como colaborador do bispo no múnus de ensinar, santificar e governar o povo de Deus assumindo a fisionomia do Cristo Bom Pastor.

Após a reflexão, o Pe. Francisco das Chagas, recebeu das mãos de Dom Edilson Nobre, diversos instrumentos para bem desempenhar sua missão: o Livro dos Evangelhos, pois é seu dever anunciar a Palavra de Deus a todas as pessoas, sem distinção; as chaves da Igreja, casa de Deus e nossa, para que tome consciência do cuidado que deverá ter com este templo material, símbolo da Igreja viva que deverá edificar; em seguida recebeu a chave do sacrário uma vez que a Eucaristia é ápice e a fonte de todo culto e da vida cristã, em que se realiza a unidade do povo de Deus e se completa a construção do Corpo de Cristo; recebeu os instrumentos para o Batismo dos novos filhos de Deus;  e a estola roxa, instrumento para administração do Sacramento da Penitência. Ao final de Celebração Eucarística, Pe. Francisco das Chagas agradeceu a acolhida e pediu ao Espirito Santo de Deus que o ilumine nesta nova missão.

  

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *