Oficio das Trevas é rezado na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória

Celebrou-se na noite desta quarta-feira, 17/04/2019, às 19h, na Igreja Catedral Nossa Senhora da Vitória, a Santa Missa e o Oficio das Trevas. Presidiu esta celebração, Dom Edilson Nobre, bispo da diocese de Oeiras, e concelebrou os padres  Possidônio Barbosa, José Francisco da Silva, diácono Jonh Elves e seminaristas maiores. Esta é uma cerimônia tradicional, que acontece na Quarta-Feira Santa e é um costume muito antigo. O Ofício das Trevas mostra, de forma bastante clara, a figura do servo Sofredor e, junto dele, a Igreja se prostra rezando e meditando sobre os sofrimentos de Sua Paixão e Morte na Cruz.

O Ofício das Trevas, embora o nome possa dar a entender, não é um rito enigmático e obscuro, mas uma das orações mais belas da Semana Santa. Em alguns lugares ele é celebrado na Segunda-Feira Santa, mas o dia mais correto para esta celebração é entre a noite de Quarta-Feira até antes do amanhecer da Quinta, marcando o início do Tríduo Pascal. É colocado um candelabro de sete velas. No final de cada um dos Salmos que vão sendo cantados, apaga-se uma das velas, ficando, porém, a vela vértice do triângulo acesa, indicando que a luz de Cristo brilha sobre as trevas, aclarando todo homem que vem a este mundo.

Este nome (Ofício das Trevas) tem diversas explicações. As trevas naturais de meia-noite ao anoitecer, ou seja, as horas destinadas à recitação do ofício, lembrando as palavras de Cristo preso nas trevas da noite: “Haec est hora vestra et potestas tenebrarum” (Esta é a vossa hora e do poder das trevas.) (Lc 22, 53); as trevas litúrgicas, quando durante as cerimônias da paixão apagam-se todas as luzes na igreja, exceto uma e as trevas simbólicas da paixão.

A Santa Missa com Ofício das Trevas teve uma significativa participação de fieis que assistiram atentos essa rica cerimônia da Semana Santa.

.