Museu de Arte Sacra recebe Exposição Iconográfica sobre os Bandolins de Oeiras

Compartilhe:

O Instituto Histórico de Oeiras em parceria com o Museu de Arte Sacra e com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promoverão Exposição Iconográfica sobre os ‘Bandolins de Oeiras’, em homenagem aos dez anos em que o grupo musical oeirense recebeu das mãos do então presidente Lula, a Comenda da Ordem do Mérito Cultural do Brasil. A exposição prestará também uma homenagem as mulheres oeirenses, visto que acontecerá na véspera do dia Internacional da Mulher. O evento está previsto para às 20h, do dia 07 de março, no Museu de Arte Sacra – MAS, e terá também a apresentação da Orquestra Renascença II.

A tradição dos Bandolins de Oeiras é bem antiga. Nos anos 1930 já existia uma orquestra de bandolins. Nas comemorações dos 250 anos da Igreja Catedral um grupo de musicistas formaram os ‘Bandolins de Oeiras’, composto pelas senhoras Lilásia Freitas, Rosário Lemos, Petronília Amorim (Petinha), Maria José Ferreira (Zezé) e Antonieta Maranhão (Nieta). No início faziam também parte do grupo Benildes Martins e Maria Oliveira. A regência da orquestra de bandolins, esteve a cargo durante muitos anos da professora Celina Martins. Com um CD gravado, o grupo já percorreu o Brasil e países vizinhos como a Argentina. Em 2005 recebeu do presidente Lula e do Ministro da Cultura, Gilberto Gil, a medalha da Ordem do Mérito Cultural, a maior comenda no campo cultural do Brasil. Na atualidade o grupo é regido pelo professor Francisco Rêgo e tem a colaboração dos jovens Heberth Vinícius e Wellestron Martins.

Devido à tradição dos bandolins, outro grupo surgiu em 2003 como forma de preservar e continuar o trabalho dos bandolins de Oeiras. O grupo dos ‘Novos Bandolins de Oeiras’ apresenta-se com frequência no município e regiões vizinhas, já participou várias vezes dos festivais culturais de Viçosa no Ceará e possui um CD, mostrando a rica cultura da tradição musical de Oeiras.

A Exposição Iconográfica ‘Bandolins de Oeiras’ ficará no MAS – Museu de Arte Sacra até o período da Semana Santa, encerrando no dia 05 de abril, Domingo de Páscoa.

bandolins 1

bandolins 2

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts