Milhares de romeiros participam da Sexta-Feira de Passos em Oeiras

Logo nas primeiras horas da manhã da sexta feira, 18, os romeiros participaram da missa do Bom Jesus, na Igreja do Rosário. A missa foi celebrada pelo Pe. João de Deus, pároco da Paróquia Sagrada Família, que tradicionalmente celebra esse momento de ação de graças com todos os romeiros do Bom Jesus. A celebração foi concelebrada pelo Pe. Benedito, pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, e pelo Pe. Rogério Nascimento, pároco de Campinas do Piauí.

Ao meio dia da sexta-feira, os romeiros rezaram Ofício ao Bom Jesus na Igreja do Rosário, de onde por volta das 16h30, saíram em procissão acompanhando a imagem do Bom Jesus pelas ruas e becos históricos da cidade, chegando a Praça das Vitórias, onde aconteceu o Sermão do Encontro, em frente ao Paço Municipal, presidido este ano pelo Pe. Sérgio Leal de Moura, da diocese de Picos.

Milhares de fieis participaram da Procissão do Bom Jesus dos Passos. Romeiros vindos de toda a diocese, das cidades vizinhas e outros estados marcaram presença. Uma manifestação da religiosidade popular que acontece na cidade de Oeiras, que fica a 313 km da capital Teresina. As festividades ao Bom Jesus acontecem há mais de dois séculos e atraem uma multidão de romeiros, que pagando promessa e vestindo roxo, acompanham os passos do Bom Jesus.

A procissão percorreu ruas e praças do centro histórico, passando em cada Passo, (capelas em número de cinco que correspondem as estações da via sacra), até chegar a Praça das Vitórias, onde o Pe. Sérgio Leal de Moura, da diocese de Picos, proferiu o Sermão do Encontro, no Paço Municipal. O padre fez uma abordagem baseada nas sagradas escrituras sobre a narrativa da Paixão de Cristo, convidando os fieis a seguirem Jesus, como verdadeiros discípulos missionários.

O ponto alto do sermão foi o encontro das imagens do Bom Jesus e de Nossa Senhora das Dores, um momento forte e de comoção popular. Logo após, as imagens seguiram para os dois últimos passos em procissão, acompanhadas por milhares de devotos. Chegando à catedral, ficaram expostas para visitação, esmolas e agradecimentos finais dos romeiros, que entoando louvores prestaram sua última homenagem.

Dom Augusto Alves da Rocha, bispo Emérito de Floriano, conduziu a procissão, acompanhado de representações do clero diocesano, como o Pe. João Francisco, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, o Pe. João de Deus, Pe. Juvenal, Pe. José Francisco, Pe. Ricardo, Pe. José Raimundo, Pe. Rogério Nascimento, Pe. Benedito, além do Pe. Sérgio Leal, da diocese de Picos, encarregado do Sermão do Encontro e de um número significativo de seminaristas.

A Semana Santa de Oeiras é a mais tradicional do Piauí. Até o dia 27 de abril, muitas cerimônias, missas e procissões acontecerão na Primeira Capital do Estado.

DSC00071 (Copy)

DSC00066 (Copy)