MAS participa da 10ª primavera dos Museus

De 19 a 25 de setembro, acontece a 10ª Primavera dos Museus, temporada cultural promovida pelos museus brasileiros em parceria com o Ibram. Nessa edição, 753 museus de todo o país oferecem ao público mais de 2.000 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, exposições, oficinas, exibição de filmes e uma série de atividades relacionadas com o tema: “Museus, Memórias e Economia da Cultura”.

O Museu de Arte Sacra de Oeiras participa desse evento com uma programação especial, envolvendo visitas guiadas, exposição e oficina. Na sexta, 23, será a bênção da Sala da Imagem Primitiva de Nossa Senhora da Vitória, às 09h, e em seguida a abertura da exposição “Cores da Vila”, de autoria do artista plástico Francisco Leandro. No domingo, 25, a partir das 09h, no Auditório Paroquial Dom Juarez Sousa, acontece a Oficina “Economia da Cultura: Oportunidades, Novas Tecnologias e Desenvolvimento”, ministrada pelo atual Secretário de Cultura, o jornalista Stefano Ferreira.

Os museus são instituições ativas na circulação de riquezas, sejam elas saberes, bens ou serviços. Suas relações econômicas não existem isoladamente, mas coexistem com outras formas de trocas, uma vez que faz parte da condição humana interagir e compartilhar com o outro. Assim, o tema da 10ª edição da Primavera dos Museus faz um convite à reflexão do papel dos museus nessa perspectiva, ou seja, como agentes fundamentais da economia da cultura.

O Museu de Arte Sacra participa pela quarta vez das atividades culturais da Primavera dos Museus, período em que instituições museais de todo o país celebram o museu, de forma dinâmica e participativa.

Programação:

Sexta-feira – 23 de setembro

09h – Abertura e bênção da Sala da Imagem Primitiva de Nossa Senhora da Vitória

09h30 – Abertura da exposição “Cores da Vila”, do artista plástico Francisco Leandro

Local: Museu de Arte Sacra

Domingo – 25 de setembro

09h – Oficina Economia da Cultura: Oportunidades, Novas Tecnologias e Desenvolvimento – Prof. Stefano Ferreira (Esp. Em Gestão Pública – UAB/UESPI, Jornalista e atual Secretário de Cultura de Oeiras)

Local: Auditório Paroquial Dom Juarez Sousa

Realização: