Jovens participam da Via Sacra da Juventude

A quarta-feira da Semana Santa de Oeiras, é marcado pela presença de todas os estudantes das escolas das redes estadual, municipal e privada, que participaram da Via sacra da Juventude, relembrando o caminho percorrido por Jesus, desde a  condenação até a morte e sua ressurreição. A procissão teve inicio no patamar da Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória, de onde seguiu em direção ao morro do Leme.

Os jovens meditaram as estações da Via Sacra, pelas ruas da cidade de Oeiras. Nesse percurso cada escola fica responsável por uma estação, e apresenta em forma de canto, jogral, encenação teatral ou coreografia a estação que foi proposta, fazendo sempre referencia a campanha da Fraternidade que esse ano tem como tema: Fraternidade e Políticas Públicas. Esse momento è acompanhado pelos professores, o bispo da diocese de Oeiras, Dom Edilson Nobre, padre Possidônio, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Vitória, seminaristas, o diácono John Elves, o coordenador diocesano da Pastoral da Juventude Jeremias, assessores, o grupo de base JEC e o grupo de Liturgia.

Os jovens meditaram 09 das 15 estações de Jesus, num clima de reflexão simbolizando a via dolorosa de Cristo e sua vitória sobre a morte. A juventude expressou o seu  protagonismo a cada apresentação. As estações foram as seguintes:

1- Jesus é preso e condenado a morte ( Mahatma Gandhi )

2-Jesus carrega a Cruz (Costa Alvarenga e Armando Burlamaque)

3-Jesus se encontra com sua mãe( Juarez Tapety, IFIPI e Orlando Carvalho)

4-Simão, o Cirineu, ajuda Jesus a carregar a cruz( Visconde da Parnaiba)

5-Verônica, enxuga o rosto de Jesus ( Instituto Barros de Ensino- IBENS)

6-Jesus cai pela primeira vez (Paulo Freire e Farmacêutico João Carvalho)

7- Jesus é despido de suas vestes (Ceti Pedro Sá)

8- Jesus morre na cruz( Ceti Rocha Neto)

9-Jesus ressuscitou ( Jec – Jovens Evangelizadores em Cristo)

A caminhada também foi acompanhada da cruz missionaria, sendo carregada por cada escola e em seguida amarrada uma fita que simbolizava um pedido de oração a Deus, por políticas publicas para a juventude.