Fé e religiosidade traduzem as emoções durante novenário do Divino Espírito Santo

No Brasil, o Catolicismo é marcado pelo espírito de devoção e de festividade, com símbolos e eventos em honra aos santos padroeiros.

Há uma enorme participação dos fiéis, anualmente, em romarias e procissões, o que caracteriza o cenário das festas religiosas do calendário católico por meio de expressões distintas da cultura e da religiosidade no país.

Existem, no país, muitas localidades consideradas santificadas. Manifestações formam o cenário religioso e cultural do Brasil.

No município de Oeiras, no Piauí, é possível perceber que esse espirito de devoção continua vivo, por meio de práticas religiosas, como a Festa do Divino Espírito Santo, a religiosidade como tradição importante do seu patrimônio cultural.

Mesmo diante dos avanços científicos e tecnológicos que ocorreram nas últimas décadas, as festas religiosas representam grande influência na vida das pessoas, cuja devoção aos santos católicos ainda são realizadas como forma de expressão mais intensa.

No seu terceiro ano de novenário na Paróquia da Sagrada Família, o festejo vem sendo uma grande mobilização de fieis e devotos do Divino.

Dona Maria de Jesus e Teresa são devotas do Divino, elas revelam que, além dos motivadores elencados, cresceram ouvindo falar no Divino: “Ele nos ajuda nos momentos mais difíceis”. Sempre tivemos essa fé no Divino. Trazemos essa fé dentro da gente. As nossas famílias, quando nós nos entendemos, já foi as vendo seguindo o Divino”.

A fé no Divino também merece destaque, já que ele é a fonte de toda a virtude e sabedoria.

Guiados pela fé, os homens devem buscar a solidariedade e a caridade, privilegiando os mais pobres. Todas as ofensas devem ser perdoadas para que se possa receber o Divino Espírito Santo.

A devoção é um sentimento puramente religioso, de consagração e dedicação aos atributos do Divino, possui um caráter íntimo e individual.

A festa do Divino não significa apenas a comemoração de um acontecimento importante ligado à religião; na realidade, elas trazem em si uma forma de reviver uma situação importante que pode trazer uma purificação a quem participa dessa recriação.

As orações e as músicas cumprem o papel de proporcionar a coletividade, unindo as diferentes gerações em busca do mesmo ideal e reforçando a comunhão entre familiares e comunidade.

Participe da festa do Divino Espírito Santo, você, e traga sua família, próximo dia 20, de maio, de 2018 acontecerá a grande festa ás 07:30 da manhã na Igreja MATRIZ da Sagrada Família, no bairro Oeiras Nova!

Por: Pascom Paróquia Sagrada Família