Ele virá para salvar o seu povo!

Os velhos e bons valores e princípios têm sofrido com o relativismo, a indiferença, o individualismo e o subjetivismo. O que isso significa? Pois bem, eu me explico!

Você já deve ter ouvido expressões como: “Tanto faz tanto fez”; “tanto faz correr para cima como para baixo”; “eu não tô nem ai!”; “quem pode mais chora menos”; “cada um por si”; “amanhã eu vou”; “cala a boca já morreu quem manda na minha boca sou eu”.

Tudo isso faz parte de uma mentalidade fraca, vazia, superficial e inconsequente.

Estamos perdendo não somente a força, mas o fundamento de uma vida bem alicerçada e centrada. Não é novidade que, a geração atual, está sendo gestada dentro de uma bolha de ar. Precisamos rever e reverter esta situação paralisante.

Se compreendêssemos que, a Palavra quando se refere ao Deus Menino como EMANUEL ou Deus está conosco, está mostrando o sentido de presença e pertença a um Deus forte, que revoluciona os valores e os princípios da nossa existência, certamente, colocaríamos a nossa vida dentro desta grande revolução interior.

Agora é a hora de nascer de novo! Nós podemos escolher o que quisermos; isso é um direito, mas, continuar na posição de “homens velhos” é muita falta de imaginação e preguiça interior.

Nós podemos melhorar o nosso caminho e caminhada. É possível! Mas, é claro que exige renúncia, ousadia e conversão.

Deus não diz e não faz nada pela metade. Tudo, em Deus, é completo e bem feito. A grande mensagem da liturgia deste final de semana, dentro do advento é que Deus, além de nos dar a conhecer as suas intenções e projeto, nos torna participantes deles. Somos agentes com Deus: Ele dá o Dom e nós trabalhamos a partir do Dom; Ele dá as condições e nós operamos sob essas forças; Ele dá o caminho e nós formamos os passos; Ele ilumina e nós testemunhamos; Ele dá a verdade e nós fazemos as obras de justiça… Somos co-participantes da obra redentora. Quem fica fora não só está perdendo ou se omitindo, mas, se condenando a uma vida sem sentido, ou seja, ao inferno.

Estamos para entrar na quarta semana do advento.

O grande apelo de fé, para todos nós, na liturgia deste final de semana é um trecho do diálogo do Anjo Gabriel com José: “Ela dará à luz um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados” (Mateus 1,21).

José está cheio de dúvidas e medo, mas o anjo o tranquiliza, revelando o que Deus quer fazer na vida dele e do mundo inteiro. Ele tem um Projeto de Salvação que passa pelo sim total e humano de Maria. E José está prestes a casar-se com Maria que, já lhe está prometida em casamento.

Em sonho, José entra no sonho de Deus e, como Maria, aceitou o “faça-se” da Palavra de Deus: “Quando acordou, José fez conforme o Anjo do Senhor havia mandado: levou Maria para casa” (Mt 1,24).

A leituras bíblicas que serão usadas, neste final de semana, são:

Isaías 7,10-14: “Pois saibam que Javé lhes dará um sinal: A jovem concebeu e dará à luz um filho, e o chamará pelo nome de Emanuel”

Salmo 23(22): “A Javé pertence a terra e tudo o que ela contém, o mundo e os que nele habitam. Ele próprio fundou-a sobre os mares e firmou-a sobre os rios.”

Romanos 1,1-7: “Através de Jesus, recebemos a graça de ser apóstolo, a fim de conduzir todos os povos pagãos à obediência da fé, para a glória do seu nome.”

Mateus 1,18-24: “Ela dará à luz um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”

Num tempo, como o nosso, do “cada um por si mesmo” e do “salve-se quem puder nós”, nós ousamos continuar acreditando, com todos os que tem fé que, “Ele virá para salvar o seu povo!”

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google