Notícia da Diocese

Dom Edilson Nobre realiza ordenação diaconal de três seminaristas na Diocese de Oeiras

Autor:

O Bispo Diocesano de Oeiras, Dom Edilson Soares Nobre, realizou nesta sexta-feira (21/12/2018), a Ordenação Diaconal dos seminaristas, Jonh Elves, Lael Rubem e Welson Barbosa. A cerimônia aconteceu às 19h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, na cidade de Oeiras – PI. Presidida pelo bispo diocesano, a celebração contou com a presença de todos os padres da diocese de Oeiras, padres da arquidiocese de Teresina, padres formadores do ICESPI, diáconos, seminaristas e religiosas. Na assembleia centenas de pessoas advindas de várias cidades que compõem a Diocese de Oeiras, arquidiocese de Natal, dioceses de Picos, de Campo Maior, e da arquidiocese de Teresina.

Após as leituras, houve a apresentação dos candidatos ao diaconato, Jonh Elves, Lael Rubem e Welson Barbosa. Durante o Rito de Ordenação, foram interrogados sobre os propósitos a assumir. Logo após, prostraram-se no chão ao tempo em que era entoada a Ladainha, em seguida, o Primeiro Grau do Sacramento da Ordem foi conferido aos mesmos.

O diaconato é o primeiro grau do Sacramento da Ordem, tem por missão ajudar o Bispo e o seu presbitério no serviço da palavra, do altar e da caridade, mostrando-se como servos de todos. Ministros do altar, proclamam o Evangelho, preparam o sacrifício e distribuem aos fiéis o Corpo e o Sangue do Senhor. Pertence-lhes exortar e formar na doutrina sagrada os não crentes e os crentes, presidir as orações, celebrar o batismo, assistir ao matrimonio e abençoa-lo, levar o viático aos moribundos e presidir aos ritos das exéquias.

Os neo – diáconos foram designados pelo Bispo para exercer seu ministério diaconal do seguinte modo: Jonh Elves, oriundo de Barra d’Alcântara-PI, na Paróquia Catedral de Nossa Senhora da Vitória em Oeiras; Lael Rubem, oriundo de Natal – RN, na Paróquia da Sagrada Família em Oeiras; e Welson Barbosa, oriundo de Simplício Mendes – PI, exercerá o ministério na Paróquia de Senhora Sant’Ana em Arraial e na Área Pastoral de Nossa Senhora da Conceição em Francisco Ayres.

Após a Celebração foi servido um jantar no Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes.

 

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.requerido

*

* *