Dom Edilson Nobre participa do 6º Encontro Nacional da Pascom, em Aparecida (SP)

Compartilhe:

Nos dias 19 a 22 de julho/2018, em Aparecida (SP), acontecerá o 6° encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom) para discutir o tema “Comunicação e Igreja”. O evento é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Do Regional Nordeste IV, estão participando deste encontro Dom Edilson Nobre, bispo da Diocese de Oeiras e referencial para Pastoral da Comunicação do Regional, padre Raimundo Duarte coordenador da PASCOM do regional, Pe. Isaías, da arquidiocese de Teresina e Helder de Campo Maior.

Na programação, estão previstas quatro conferências e cinco seminários que tem como objetivos promover a integração e partilha de experiências entre personalidades e estudiosos do setor de comunicação, bispos, sacerdotes, religiosos e leigos de todo o Brasil. O 6º Encontro Nacional da Pascom terá início na noite do dia 19 de julho, quinta-feira, com a cerimônia de abertura e a primeira conferência: “O caminho da comunicação na Igreja”, conduzida pela irmã Joana Puntel, que é doutora em Comunicação.

Na sexta-feira, os participantes contarão na parte da manhã com a conferência do jornalista Ricardo Alvarenga sobre “A vivência comunicacional na Igreja na América Latina”. Padre Antônio Xavier, assessor da Comissão para a Comunicação conta que também acontecem painéis no planejamento do encontro. O primeiro deles está marcado para às 10h15. Na ocasião serão abordados dois temas: “As reflexões sobre comunicação do Celam na prática pastoral” , por Elson Faxina e a “Rádio como instrumento da evangelização e integração da comunidade”, por Alessandro Gomes.

Padre Xavier explica que haverá também uma leitura crítica da mídia em tempo de Fake News. “Fake News embora tenha adquirido uma grande importância no mundo atual e ter entrado em muita discussão por aí, no fundo não tem novidade nenhuma”, aponta. O motivo pelo qual a temática entrará em debate no encontro, segundo o sacerdote, se dá pelo fato da comunicação da Igreja ter vários problemas com as Fake News.

“A Igreja ainda é uma instituição que mantem muitos dos seus processos em sigilo, exatamente para assegurar que não tenha interferências externas e por mais que exista certas críticas de grupos em relação a Igreja, todos até certo ponto gostariam de contar com o apoio de uma palavra da Igreja, especialmente agora que temos um papa que goza de uma grande popularidade”, afirma Xavier.

Para ele, a Igreja sofre bastante com esse tipo de realidade. “Nós sofremos muito com esse contexto de Fake News, onde as informações não são exatamente mentirosas, mas são mal interpretadas e, por isso, a importância dessa leitura crítica, então trazemos esse painel que tem a intenção de dar algumas dicas de coisas que precisam ser bem observadas e também para não produzirmos um Fake News mesmo que não mal-intencionado”, garante o padre.

No sábado, dia 21, haverá Celebração Eucarística e a conferência “Uma Pastoral para a Comunicação”, conduzida pelo bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), dom Leomar Brustolin. Outro painel está marcado para o mesmo dia, às 10h15. Com o tema “Perspectiva sobre a comunicação católica no Brasil”, a iniciativa contará com a colaboração do Moisés Sbardelotto e o assessor de imprensa da CNBB, padre Rafael Vieira que falará sobre “Assessoria de Imprensa na Igreja”. “O padre Rafael vai expor especialmente as diferenças, os cuidados para aquilo que precisa ser desempenhado para não confundir a assessoria de imprensa com a Pascom ou vice-versa”, explica padre Xavier.

Segundo Xavier, o próprio Diretório de Comunicação trata de coisas nesse sentido e para amadurecer a temática é que o painel foi proposto. “Aquele que atua na Pastoral da Comunicação, ele é um agente de Pastoral e uma pessoa que atua na assessoria de imprensa ou algum outro veículo é um profissional liberal, o que não quer dizer que aquele que é a agente não possa ser um profissional liberal, é até bom que seja, mas não é essa a postura diante da atividade que ele desempenha, então é diferente!”, aponta.

Já no domingo, as últimas atividades do encontro da Pascom serão a Celebração Eucarística no Santuário de Aparecida; a Conferência “A Igreja e o período eleitoral: orientações pastorais”, que será apresentada por Bruno Brandão; momento dos regionais e a cerimônia de encerramento.

Vários seminários serão oferecidos durante o 6º Encontro Nacional da Pascom. Especialistas e profissionais que atuam nos âmbitos acadêmicos, eclesial e comercial conduzirão exposições sobre educomunicação, fotografia religiosa, implantação da Pastoral da Comunicação, Assessoria de Imprensa e Pascom, presença do padre nas redes sociais digitais, planejamento da comunicação, entre outras temáticas relacionadas.

FONTE: http://pascombrasil.com.br/

 

 

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts