Notícia da Diocese

Dom Edilson Nobre celebra Solenidade da Ascensão do Senhor na Catedral

Autor: Jussy Freitas

O último domingo, 13/05, foi marcado pela Celebração Eucarística da Ascensão do Senhor, dia de Nossa Senhora de Fatima, Dia Mundial das Comunicações Sociais e Dia das Mães, na igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória. Dom Edilson Nobre, bispo diocesano de Oeiras, presidiu a santa missa que foi concelebrada pelos padres Possidônio Júnior e José Francisco, administrador e vigário paroquial da Catedral.  Conhecida tradicionalmente pelos oeirenses como Coroação do Divino, logo cedo os fieis participaram da procissão com a imagem do Divino, que saiu do santuário em direção a Igreja Catedral, onde aconteceu a santa missa. A festa do Divino deste ano é patrocinada pela família Moreira Reis Borges da Silva, que no próximo domingo, 20, repassará a imagem do Espírito Santo para outra família, mantendo assim a tradição secular.

Chegando ao adro da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, catedral de Oeiras, o cortejo foi recebido na porta central por Dom Edilson Nobre, pelos Padres Possidônio e José Francisco. Em seguida Dom Edilson incensou a imagem, aspergiu água benta nos fieis que adentraram a Igreja. O coral madrigal entoou o canto processional, dando início a solenidade da Ascensão do Senhor.

Na reflexão, Dom Edilson destacou a importância do tema escolhido pelo Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações sociais. “Hoje no dia da Ascensão do Senhor, Jesus Cristo foi elevado aos céus e nos deu a missão de comunicar a palavra de Deus, e se esta comunicação da palavra é transmitida com autenticidade, automaticamente nós estamos sendo comunicadores da verdade e assim combatendo o mal da mentira que é uma realidade que predomina desde o início da história. Quando a mentira chega, quando a mentira toma conta, as pessoas se desentende. O mundo de hoje está precisando que a verdade seja mais comunicada. Mais de setenta por cento de todas aquelas mensagens que são compartilhadas nas redes sociais são mentiras. Tomem cuidado, sejamos todos espertos, críticos, tenhamos um pé atrás. Chamo atenção principalmente dos jornalistas que tem a missão tão bonita e especial contra o que nós chamamos de Fake News. “ Ressaltou

Pela passagem do dia das Mães, Dom Edilson deixou uma palavra de agradecimento para todas as mães presentes na santa Missa “Queridas mães deixem-se levar pela força do Espirito Santo, neste dia tão especial que nós reconhecemos a grandeza e beleza de ser mãe, o mistério de ser mãe. Damos a nossa gratidão por que vocês exercem o dom da maternidade. Deixe suas vidas moldar-se pela ação do Espirito de Deus. “ Afirmou

Dom Edilson repetiu as palavras do Papa Francisco em homenagem as mães “Nós não somos órfãos, temos uma mãe. Nossa senhora, a mãe da igreja e a nossa mãe. Não somos órfãos, somo filhos da Igreja. Somos filhos de nossas mães. Queridas mães, obrigado! ”

A missa foi bastante concorrida e carregada de emoção. Ao término, Dom Edilson fez uma benção especial a todas as mães presentes. A família Moreira Reis Borges da Silva fez uma homenagem a todas as mães presentes, distribuindo rosas.

Na missa das 19h, também na Igreja Catedral, foi realizado o sorteio da nova família que abrigará a imagem do Divino Espírito Santo por um ano. A família da jovem Juliana Barros foi agraciada e durante um ano transformará sua casa em santuário doméstico do Paráclito. O novo santuário será na rua Zacarias de Góes, 359, próximo ao Instituto Barros de Ensino.

Por Jussy Freitas

Seu endereço de email não será publicado.requerido

* *