Depois da luta… continuar lutando!

Do nascer ao por do sol a vida está em nossas mãos e, depende de nós, associados aos inúmeros parceiros, amigos e colaboradores levar a termo, cada milésimo de segundo, da nossa única e verdadeira história. Não importa ‘o que’, nem ‘o quanto’, tudo exige a nossa inteireza, disciplina e fidelidade. Este é o nosso melhor!
Nunca vamos conseguir tudo, na vida. Tudo é muito e inalcançável! A plenitude pertence a Deus. Mas, não podemos perder de vista a dimensão, o conjunto, o todo. Isso define a grandeza de cada gesto e sua qualidade. Nada está pronto, mas, tudo está ai para ser usado, com criativamente, nas mais diversas combinações, nas intermináveis conexões.
A ideia, não rara, de que uma vitória é o ponto final da luta, põe em risco a conquista feita, faz inchar o orgulho, aborta o processo, sepulta a memória, infantiliza a história, descaracteriza a caminhada, vulnerabiliza a vida…
Quem disse, algum dia, que a vida seria fácil iludiu-se e enganou; enfraqueceu-se e desmobilizou; desesperou-se e transtornou… deixou a vida feia! Mas, na realidade, a vida não é fácil e nem difícil. A vida é uma luta: uma luta diária, incessante, permanente. Não é uma guerra! E, nós, não somos guerreiros! Não estamos investidos com armas. Não precisamos emplacar a vitória a qualquer preço! Não precisamos suplantar os inimigos! Não queremos briga!
Cada começo é a abertura de frestas, portas e janelas.
Cada passo é o início de um longo caminho.
Cada contato é a fonte do relacionamento interpessoal.
Cada descoberta é a iluminação de novos horizontes.
Cada queda é a lembrança de nossa humanidade.
Cada reerguimento é a atitude de humildade e perseverança.
Cada conquista é a coroação de uma etapa no processo.
Cada perda é o alerta contra todo tipo de orgulho e arrogância.
Cada dúvida é a hora de purificar o conhecimento.
Cada provação é a oportunidade de exercer a fé.
Cada alegria é a toalha de mesa para o agradecimento.
Cada marca é a lembrança de que estávamos lá, presentes.
Cada tensão é o despertar para o equilíbrio interior
Cada conflito é o chamado para o necessário diálogo.
Cada volta é o tempo para um sereno recomeço.
Cada exigência é a base da corresponsabilidade.
Cada ponto de chegada se transforma, imediatamente, em ponto de partida.
A vida é uma luta! Eu repito: ‘a vida é uma luta e, nos faz lutadores sob princípio da paz. Nunca viveremos sem luta. Essa é a nossa vida. Assim viveremos!
A Palavra de Deus ajuda a situar esta grande verdade com as seguintes intuições:
2 Cor 4,8-10: “Somos atribulados por todos os lados, mas não desanimamos; somos postos em extrema dificuldade, mas não somos vencidos por nenhum obstáculo; somos perseguidos, mas não abandonados; prostrados por terra, mas não aniquilados. Sem cessar e por toda parte levamos em nosso corpo a morte de Jesus, a fim de que também a vida de Jesus se manifeste em nosso corpo.”
Ef 6,10-18: “Ademais, fortaleçam-se no Senhor e na força do seu poder. Vistam a armadura de Deus para poderem resistir às manobras do diabo. A nossa luta, de fato, não é contra homens de carne e osso, mas contra os principados e as autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra os espíritos do mal, que habitam as regiões celestes. Por isso, vistam a armadura de Deus para que, no dia mau, vocês possam resistir e permanecer firmes, superando todas as provas. Estejam, portanto, bem firmes: cingidos com o cinturão da verdade, vestidos com a couraça da justiça, os pés calçados com o zelo para propagar o evangelho da paz; tenham sempre na mão o escudo da fé, e assim poderão apagar as flechas inflamadas do Maligno. Coloquem o capacete da salvação e peguem a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. Rezem incessantemente no Espírito, com orações e súplicas de todo tipo, e façam vigílias, intercedendo, sem cansaço, por todos os cristãos”
Fica claro, portanto, que a vida não dá tréguas. Depois da luta é preciso continuar lutando.

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos