Cristo é o dia

Compartilhe:

A linguagem bíblica é, por vezes, incompreensível porque queremos dar a ela uma interpretação fundamentalista, dura, mecânica e matemática. A linguagem bíblica, no entanto, é dinâmica, viva, envolvente e aberta. Para entender a Bíblia é preciso renunciar aos esquemas pré-fabricados, às verdades pré-concebidas, os partidarismos absolutistas, ao unilateralismo ideológico e à impermeabilidade ao Espírito Santo.

As ações de Deus, em nossa vida, são as promessas se realizando, são os seus planos se efetivando como História de Salvação. Deus se revela nas suas obras. Toda a criação é emanação de Deus. As coisas não são Deus mas, Ele pode ser visto nelas.  Todas as coisas falam de Deus. Todas as coisas comunicam Deus. Até mesmo o tempo fala de Deus. Mais ainda, Deus é o tempo, a eternidade. O Tempo é a expressão do Ser de Deus.

No Antigo Testamento esta realidade do tempo põe em relevo o dia de Javé não só como a ocasião de sua ação (julgamento) mas, o próprio Deus em ação. O Dia de Javé coincide com o ser do próprio Deus como indica os textos abaixo:

“Pois haverá um dia de Javé dos exércitos contra todo orgulhoso e arrogante, contra todo aquele que se eleva e se engrandece” (Is 2,12). “Ah! Que dia! De fato, o dia de Javé está próximo e vem como devastação do todo-poderoso” (Jl 1,15). “O sol vai se mudar em trevas, e a lua em sangue, diante da chegada do dia de Javé, grandioso e terrível!” (Jl 3,4). “Ai dos que vivem suspirando pelo dia de Javé! Como será para vocês o dia de Javé? Será trevas, e não luz” (Am 5,18). “Pois o dia de Javé está chegando para todas as nações. Como você fez aos outros, assim será feito a você. Os atos que você praticou cairão sobre a sua cabeça” (Ab 1,15). “Está próximo o grandioso dia de Javé. Está próximo e avança com grande rapidez. Ouve-se um grito: ‘é amargo o Dia de Javé!’ Nesse dia, o valente grita de medo” (Sf 1,14).

No Novo Testamento, o Dia de Javé coloca em relevo o Cristo ressuscitado e sua obra de recriação. A ressurreição de Cristo é vida para os mortos, perdão para os pecadores e glória para os santos. Por isso, o santo profeta convida todas as criaturas para a festa da ressurreição de Cristo, exultando e se alegrando neste dia que o Senhor fez. A Luz de Cristo é um dia sem noite, um dia sem fim. O apóstolo nos ensina que este dia é o próprio Cristo, quando afirma: “A noite já vai adiantada, o dia vem chegando” (Rm 13,12). Ele diz que a noite já vai adiantada e não que ela ainda virá, a fim de compreendermos que a chegada da luz de Cristo afasta as trevas do demônio e dissipa a escuridão do pecado; com seu esplendor eterno ele vence as sombras tenebrosas do passado e impede toda a infiltração dos estímulos pecaminosos.

Este dia é o próprio Cristo. Sobre ele, o Pai, que é o dia sem princípio, faz resplandecer o sol da sua divindade. Ele mesmo é o dia que Salomão fala: “Fiz brilhar no céu uma luz que não se apaga” (Eclo 24,6). Assim como a noite não pode, absolutamente, suceder ao dia celeste, também as trevas dos pecados não podem suceder à justiça de Cristo.  O dia celeste brilha eternamente, e nenhuma obscuridade pode ofuscar o fulgor da sua luz.  Do mesmo modo, a Luz de Cristo resplandece e irradia a sua claridade e, sombra alguma de pecado poderá ofusca-la, como diz o evangelista João: E a luz brilha nas trevas e as trevas não conseguiram domina-la (Jo 1,5).

Portanto, irmãos, todos nós devemos alegrar-nos neste santo dia.  Ninguém se exclua desta alegria universal, apesar da consciência de seus pecados; ninguém se afaste das orações comuns, embora sinta o peso de suas culpas. Por mais pecador que seja, ninguém deve, neste dia, desesperar do perdão. Temos a nosso favor um valioso testemunho: se o ladrão arrependido alcançou o paraíso, por que não alcançaria, o cristão, a graça de ser perdoado?

“Por isso, Deus fixa novamente um dia que ele chama hoje, dizendo por meio de Davi, depois de muito tempo, o que lembramos mais acima: ‘Hoje, se vocês ouvem a voz dele, não fiquem de coração endurecido’” (Hb 4,7).

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts