A Palavra é sagrada e edifica o mundo

Compartilhe:

Nada de brincar com a palavra; a palavra é sagrada e edifica o mundo: tanto as relações, como as realizações. Se a palavra é sem crédito tudo o que a ela se relaciona fica, da mesma forma, sem crédito.

Deus fez tudo com a força de sua Palavra e, ao mesmo tempo, chama a todos os que Dela se aproximam, a se tornarem testemunhas e anunciadores.

O texto de São João (1,1-14), nos lança para dentro dos horizontes da Palavra:

“No começo a Palavra já existia: a Palavra estava voltada para Deus, e a Palavra era Deus. No começo ela estava voltada para Deus. Tudo foi feito por meio dela, e, de tudo o que existe, nada foi feito sem ela. Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens.

Apareceu um homem enviado por Deus, que se chamava João. Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. Ele não era a luz, mas apenas a testemunha da luz. A luz verdadeira, aquela que ilumina todo homem, estava chegando ao mundo.

A Palavra estava no mundo, o mundo foi feito por meio dela, mas o mundo não a conheceu. Ela veio para a sua casa, mas os seus não a receberam. Ela, porém, deu o poder de se tornarem filhos de Deus a todos aqueles que a receberam, isto é, àqueles que acreditam no seu nome.

E a Palavra se fez homem e habitou entre nós! E nós contemplamos a sua glória: glória do Filho único do Pai, cheio de amor e fidelidade.”

O homem e a mulher de fé são, por natureza, pessoas da Palavra e de palavra. Quer dizer, vivem da Palavra, estando intimamente unidos a Ela e, são de palavras porque, fazem o que falam. Nesse sentido, são iluminadoras as palavras do evangelho de São Mateus (7,21-27) que nos exortam:

“Nem todo aquele que me diz ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino do Céu. Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu Pai, que está no céu….

Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra a casa, mas a casa não caiu, porque fora construída sobre a rocha.

Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra a casa, e a casa caiu, e a sua ruína foi completa!”

O discípulo missionário de Jesus Cristo é, portanto, alguém transformado e convertido pela Palavra e para a Palavra. Enquanto transformado e convertido pela a Palavra, nutre-se dela, todos os dias, e, dela haure o sustento necessário para manter-se na fidelidade e obediência ao Senhor. Enquanto transformado e convertido para a Palavra, está a serviço da vida, colocando a própria vida em missão porque descobriu que a vida é missão; como a Palavra é missão, o Amor é missão, Deus é missão….

Este é o testemunho de São Paulo: “Lembre-se de que Jesus Cristo, descendente de Davi, ressuscitou dos mortos. Esse é o meu Evangelho, e por causa do qual eu sofro, a ponto de estar acorrentado como um malfeitor. Mas a palavra de Deus não está algemada. É por isso que tudo suporto por causa dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Jesus Cristo, com a glória eterna. Estas palavras são certas: Se com ele morremos, com ele viveremos; se com ele sofremos, com ele reinaremos. Se nós o renegamos, também ele nos renegará. Se lhe formos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode renegar a si mesmo” (2Tm 2,8-13).

 

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts