A Eucaristia: Centro da Vida Cristã

No momento em que celebramos a Festa do Corpo e Sangue de Cristo, gostaria de estar refletindo sobre a Eucaristia: centro da vida cristã. A Eucaristia: ponto de chegada e de partida da nossa missão.

Especialmente em cada final de semana somos chamados a celebrar o que foi vivido, sonhado, realizado. É a celebração da nossa Páscoa Semanal. Celebrar também, apresentando diante de Deus, o que ainda não conseguimos viver, testemunhar, suplicando a misericórdia do Senhor, a sua graça. Aqui a Eucaristia é o ponto de chegada da nossa missão.

Depois da Santa Missa retornamos para a nossa vida, as atividades que nos aguardam, o cumprimento de uma agenda, quase sempre abarrotada com tantos compromissos. É a missão, é o colocar em prática, com a graça de Deus e o nosso esforço, o que foi celebrado. Nutridos pelo corpo e o sangue do Senhor seguimos com firmeza, procurando viver com alegria a missão, a nossa missão. É a Eucaristia: ponto de partida para a nossa missão.

Acontece a dinâmica: chegamos à comunidade para celebrar e retornamos ao nosso dia a dia para viver, testemunhar o que foi celebrado. A Eucaristia é, não só o ponto de chegada e de partida da nossa missão, mas é o centro da vida de todos aqueles que querem viver o seguimento de Jesus Cristo.

O Catecismo da Igreja Católica nos recorda que a Eucaristia é o ápice da vida cristã: “A Eucaristia é ‘fonte e ápice de toda a vida cristã’. Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas, se ligam à sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Pois a santíssima Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa”. – Catecismo da Igreja Católica, nº 1324.

As nossas pastorais, movimentos e grupos são uma benção de Deus. Quanto bem têm feito à Igreja! São o reflexo da ação do próprio Deus, através do Espírito Santo, na vida das nossas comunidades, na vida da Igreja: com o trabalho realizado  têm nos ajudado a evangelizar, a fazer o Evangelho chegar a tantos irmãos e irmãs.

Mas, para que possam bem cumprir a sua missão necessitam estar fortalecidos, alimentados. E a Eucaristia é este alimento, este alimento por excelência de todos aqueles que desejam seguir Jesus e testemunhá-Lo em suas vidas.

Portanto, na próxima vez que você for à Igreja para participar de algum encontro, reunião, ensaio de cântico em sua comunidade que tal informar-se sobre a Santa Missa. E se tem Missa naquele dia, que tal se “programar” para participar da Santa Missa antes? Se você já faz isso, continue a fazê-lo.

A Santa Missa, celebrada na semana, é diferente da Missa celebrada dominicalmente: sem o canto do Glória, com uma homilia/reflexão mais curta que a do domingo, sem a recitação do Credo etc. Mas ali, com simplicidade, renovamos a nossa fé: “Anunciamos Senhor a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição!”, ao tempo em que vamos manifestando que sem Ele, nada podemos fazer, sem Ele não há missão, apostolado, grupo, movimento etc. – Jo 15,5.

Nesse sentido vale lembrar que os nossos encontros de pastoral, de apostolado, grupo ou movimento têm, encontram na Eucaristia o alimento necessário para que possam existir e viver a sua missão. Se o encontro está programado para depois da Missa, que tal programar-se para chegar a tempo de participar da Santa Missa? Se você já faz isso, muito bem! Se, por algum motivo ainda não o fez, que tal começar a participar?

Nesse encontro com o Senhor somos replasmados e convocados a ser um reflexo da presença d’Ele dentro do mundo, da nossa comunidade, pastoral, apostolado, grupo e movimento organizado.

Foto: Google