A Bíblia ao alcance do coração e da inteligência

Setembro é o mês da Bíblia e, como acontece todos os anos, a Igreja oferece a proposta e material para um estudo bíblico mais aprofundado, nas comunidades.

Neste ano, a proposta de estudo é sobre o livro do profeta Miqueias. O tema do estudo é: “Para que n´Ele nossos povos tenham vida” e o lema “Praticar a justiça, amar a misericórdia e caminhar com Deus”. O subsídio já está circulando por ai.

Antes de Miqueias, convém retomar alguns aspectos importantes sobre a Bíblia, para que a sua leitura e estudo seja interessante, edifique e faça crescer.

Não só tenhamos Bíblia na mão, mas, tratemos de entrar no seu vasto universo.

Em torno de algumas perguntas e respostas vamos criar o início do interesse pela Sagrada Palavra de Deus.

1. Qual o significado da palavra “BÍBLIA”?

A palavra Bíblia é de origem grega e quer dizer LIVROS.   São 73 livros:  46 no antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.

1. Quem é o autor da Bíblia?

O autor da Bíblia é Deus. Não foi ele, porém, quem a escreveu.  Essa tarefa coube a homens e mulheres que, movidos pelo ESPÍRITO SANTO foram, aos poucos, escrevendo tudo o que a eles era inspirado que escrevessem.  A inspiração bíblica aconteceu quando ocorreu o “fato”, quando foi escrita e, quando é lida.

1. Os autores humanos da Bíblia apenas “copiaram” o que Deus “ditou” a eles?

Não!  Os autores da Bíblia receberam a inspiração de Deus e usaram das próprias palavras – e dos próprios conhecimentos – para redigir os textos inspirados.

1. Como a Bíblia foi escrita?

A Bíblia foi composta a “DUAS MÃOS”: por Deus, que a inspirou, pelos homens e mulheres que a escreveram.  Não sabemos quantos são os autores humanos da Bíblia, mas sabemos que são muitos.  Daí afirmarmos que a Bíblia foi escrita em “mutirão”.

1. Quando a Bíblia foi escrita?

A Bíblia foi escrita entre o ano 1250, antes de Cristo e o ano 100, depois de Cristo, aproximadamente.  Ou seja, ela levou mais de mil anos para ficar pronta.

1. Onde foi escrito o Antigo Testamento (AT)?

O Antigo Testamento foi escrito na PALESTINA (a terra de Jesus), na BABILÔNIA (onde o povo judeu, num determinado momento da história, esteve exilado) e no EGITO (para onde muitos judeus foram depois do cativeiro da Babilônia).

1. Onde foi escrito o Novo Testamento (NT)?

Os livros do Novo Testamento foram escritos na PALESTINA (a terra de Jesus), na SÍRIA, na ÁSIA MENOR, na GRÉCIA e na ITÁLIA (lugares estes onde haviam sido fundadas comunidades cristãs).

1. Em que línguas foi escrita a bíblia?

A Bíblia foi escrita em HEBRAICO, ARAMAICO e GREGO.

1. Quantas traduções existem da Bíblia?

A Bíblia já foi traduzida para aproximadamente DOIS MIL IDIOMAS.  As cópias mais antigas estão na Biblioteca do Vaticano, no Museu Britânico (em Londres, Inglaterra) e no Museu de Jerusalém (Israel). [Fonte de pesquisa: Pe. Cristóvam Iubel]

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto:  Google