A Bíblia ao alcance do coração e da inteligência (IV)

Compartilhe:

A Bíblia é um Livro Sagrado! Suas palavras, ensinamentos, leis, informações, beleza, e, tudo o quanto, nela há, tem em vista, a nossa conversão e salvação, conforme nos exorta São Paulo, escrevendo a Timóteo: “Quanto a você, permaneça firme naquilo que aprendeu e aceitou como certo; você sabe de quem o aprendeu. Desde a infância você conhece as Sagradas Escrituras; elas têm o poder de lhe comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus Cristo. Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, preparado para toda boa obra” (2Tm 3,14-17).

Que o contato com a Sagrada Escritura melhore, cada vez mais, nossa forma de ver e viver no mundo; conhecer e amar a Deus.

  1. Com que atitude deve-se ler a Bíblia?

A Bíblia deve ser lida com humildade de coração e respeito  porque é fruto da experiência concreta que um povo fez de Deus.  Podemos aprender muito com a Bíblia se não a transformarmos num “livro de receitas” ou de respostas prontas.  É aos “pequenos” que Deus revela a sua Sabedoria.

Como procurar e encontrar uma citação bíblica?

As citações bíblicas têm sempre a seguinte ordem: Título do livro (abreviado), capítulo e versículo.  Exemplo: Jo 10,10.  Esta citação lê-se assim: evangelho de João, capítulo dez, versículo dez.

ð A Vírgula ( , ) separa o capítulo do versículo.  Exemplo: Jo, 6,50.  Ou seja, evangelho de João, capítulo seis, versículo cinqüenta.

ð O Ponto ( . ) indica um pulo entre os versículos.  Neste caso lê-se o(s) número(s) que vem antes e depois do ponto.  Exemplo: Jo 1,3.9.  Ou seja, evangelho de João, capítulo um, versículo 3 e nove.

ð O Traço (–) indica que devemos ler de um versículo até o outro.  Exemplo: Jo 17,20-26.  Ou seja, evangelho de João, capítulo dezessete, versículo vinte a vinte e seis.  O traço pode também indicar uma sequência de capítulos.  Exemplo: Jo 17,20-18,12.  Ou seja, evangelho de João, capítulo dezessete, versículo 20 ao capítulo dezoito, versículo doze.

ð O Ponto e Vírgula ( ; ) separam uma citação de outra, ou um livro de outro.  Exemplo: Jo 1,5; 16,14.  Lê-se o versículo cinco do capítulo um e o versículo quatorze do capítulo dezesseis.   Outro exemplo: Jo 1,5; Mt 1,22.  Neste caso, deve-se procurar as duas citações pedidas, uma no evangelho de João e a outra no evangelho de Mateus.

ð Um esse ( s ) indica o versículo imediatamente posterior ao citado.  Exemplo: Jo 1,5s.  Ou seja, evangelho de João, capítulo um versículo 5 e seguinte, seis.  De outra maneira Jo 1,5s se escreve Jo 1,5-6.

ð Dois esses ( ss ) indicam os versículos seguintes ao citado.  Exemplo: Jo 1,5ss.  Ou seja, evangelho de João, capítulo 1, versículo um e seguintes, até onde interessar a citação.

As vezes encontramos um a ou b, ou ainda um c depois da citação do versículo.  Exemplo: Jo 1,18a.  Lê-se a primeira parte do versículo dezoito.  Quando a letra que vem logo após a citação do versículo é a b, deve-se ler a segunda parte desse versículo e, quando é a letra c, lê-se a terceira parte do versículo.  Isso acontece porque um versículo pode ser formado por uma, duas ou até três frases com sentido completo.

Quando o livro tem um só capítulo, omite-se a indicação do Capítulo e cita-se apenas o versículo.  Exemplo: Jd 3. Ou seja, epístola (carta) de Judas, versículo três.   Quando o livro tem mais de um capítulo, o número que vem logo após a indicação do livro é o capítulo.  Exemplo: Jo 2.  Deve-se ler todo o capítulo dois do evangelho de João

“A Deus falamos quando rezamos; a Ele ouvimos quando lemos as Sagradas Escrituras” (Santo Ambrósio).

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts