53ª AGBB: missa é dedicada aos novos bispos

Compartilhe:

O núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello, presidiu a missa do segundo dia da 53ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Concelebraram os bispos de Tefé (AM), dom Fernando Barbosa dos Santos, e de Zé Doca (MA), dom João Kot, representando os novos bispos nomeados desde a última AG.

Em sua saudação aos membros do episcopado, padres, religiosos e fiéis, o núncio apostólico apresentou novamente aos novos bispos suas “felicitações e os votos de um frutuoso ministério episcopal”.

Dom Giovanni explicou em sua homilia a proposta da liturgia da 2ª Semana do Tempo Pascal de seguir o “denso e ao mesmo tempo belíssimo” discurso de Jesus a Nicodemos. “O Senhor está transmitindo o ensinamento a este mestre da religião judaica referente às realidades celestiais, ou seja, relacionadas à vida divina, portanto à Sua própria vida”, disse.

A Nicodemos, segundo dom Giovanni D’Aniello, foi possível “ascender por este discurso ao conhecimento das realidades do alto reveladas pelo Salvador”.

 “Aquele que vem do alto está acima de todos. Quem é da terra, pertence à terra e fala coisas da terra”, leu-se no Evangelho. Dom Giovanni fez uma reflexão sobre a natureza divina encontrada no Cristo e a terrena, que impõe no ser humano um limite “marcado por uma natureza carnal corrompida pelo pecado e uma espiritualidade embaçada”. De Cristo vem a proposta de um “renascimento e uma renovação total, tendo como paradigma a sua própria imagem de Filho de Deus”.

“E é justamente a síntese entre o homem e o divino, presente em Cristo, a que somos chamados a restaurar em nossa humanidade por meio desse renascimento do alto. A identidade de Cristo é essencialmente ligada com o Pai e sua natureza divina com a terra. Sua natureza divina e humana resplende a mesma perfeição que vem de Deus”, explicou.

“A nossa natureza, moldada com a terra, pela nossa desobediência foi manchada com a lama dos interesses mundanos”, afirmou D’Aniello. Segundo o núncio, a consequência do pecado é a mácula da “primitiva semelhança divina com a qual Deus nos havia adornado na criação”.

Conforme dom Giovanni  Cristo “é o critério decisivo para se participar da vida divina”. O núncio apostólico disse ser necessário da parte dos bispos e dos fiéis reafirmar a fé em Cristo Filho de Deus. “Aquele que tem todo o poder sobre a vida e a morte e por conseguinte torna mais crível a fé, a fim de que outros se sintam atraídos e tenham acesso à vida divina dom de Deus por meio de Cristo”, acrescentou.

Ao final, orientou que “diante do desígnio de salvação estabelecido por Deus e oferecido aos seres humanos, seus filhos não podem ficar indiferentes” e que Cristo se coloca diante do homem com um imperativo que “não admite meios termos ou posições dúbias”. Disse ainda que o convite pascal do ressuscitado é de “levar mais a sério seu discurso sobre as coisas do alto”.

“Para que isso se realize é necessário aceitar o testemunho que Cristo nos dá, o que significa reconhecer as palavras e as verdades anunciadas por ele e que nos colocam em relação direta com seu pai”, disse.

Novos bispos

Veja quais foram os novos bispos nomeados pelo papa Francisco desde a 52ª AG da CNBB, ocorrida entre 30 de abril e 9 de maio de 2014:

Novos Bispos

Dom Fernando Barbosa dos Santos

Bispo de Tefé – AM

Dom Jan (João) Kot, OMI

Bispo de Ze Doca – MA

Dom Adolfo Zon Pereira, S.X

Bispo Coadjutor – de Alto Solimões – AM

Dom Levi Bonatto

Bispo Auxiliar de Goiânia – GO

Dom Antônio Tourinho Neto

Bispo Auxiliar de Olinda/Recife – PE

Dom Devair Araújo da Fonseca

Bispo Auxiliar de São Paulo – SP

Dom Eduardo Vieira dos Santos

Bispo Auxiliar em São Paulo – SP

Dom Onécimo Alberton

Bispo da Diocese de Rio do Sul – SC

Dom Adelar Baruffi

Bispo da Diocese de Cruz Alta – RS

Pe. Leomar Antônio Brustolin

Bispo Auxiliar em Porto Alegre/RS

Pe. Janusz Marian Danecki

Bispo Auxiliar de Campo Grande – MS

Pe. José Aristeu Vieira

Bispo da Diocese de Luz – MG

Pe. Luiz Gonçalves Knupp

Bispo da Diocese de Três Lagoas – MS

Pe. Edson José Oriolo dos Santos

Bispo da Auxiliar de Belo Horizonte

Fonte: Secretaria da Presidência da CNBB

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts