Notícias das Paróquias

Missa em Ação de graças ao centenário de Dom Edilberto Dinkelborg é celebrada na Igreja de Santa Rosa de Lima

Autor: Jussy Freitas

Na noite de sexta-feira (27/04/2018), na Paróquia de Santa Rosa de Lima, o Padre Julielmo Marques Castelo Branco celebrou a missa em ação de graças ao centenário de Dom Edilberto Dinkelborg e ao 26° aniversário de Santa Rosa do Piauí. Na oportunidade, foi descerrada uma placa na igreja matriz em homenagem ao homem que proporcionou ao povo dessa terra a oportunidade de sonhar.

Dom Edilberto Dinkelborg foi o terceiro bispo de Oeiras e escolheu as terras da antiga Fazenda Patos para iniciar em 1960, o projeto ANDA – Associação Nordestina de Desenvolvimento Agrícola. O bom Pastor ensinou para o povo dessa terra o amor e a compaixão de Jesus Cristo. No ano do seu centenário, os fiéis católicos se alegram em poder fazer uma simples mais merecida homenagem àquele que fez tanto por esse lugar.

A presença de Dom Edilberto nessas terras era como o clarear de uma lâmpada reluzente a iluminar a estrada que leva a casa de Deus pois ensinou a esse povo a fé católica e ainda na década de 1960, celebrou a primeira missa na sede da casa grande na Fazenda Patos. Foi Dom Edilberto que deu nome à então vila Santa Rosa e escolheu Santa Rosa de Lima como sua Padroeira.

O Padre Julielmo Marques destacou a importância de Dom Edilberto na construção de Santa Rosa e de sua dedicação em tornar dessas terras, um lugar próspero para cada cidadão santarosense. “Sei que muitos de vocês aqui presente tiveram a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente e foram beneficiados com o projeto que ele escolheu para implantar aqui. Olhando o livro Tombo da Diocese, é possível perceber o grande amor que ele tinha por Santa Rosa. Ele poderia ter feito o projeto em outro lugar, mas ele escolheu aqui. Em uma das atas ele escreveu que foi um amor à primeira vista. Estamos felizes em hoje podermos homenageá-lo. A placa irá simbolizar a gratidão que esta comunidade tem para com ele e também para com a sua família. O projeto ANDA era um meio para ele evangelizar através da obra social e hoje queremos agradecer e louvar a Deus pelo dom da sua vida profética, pelo testemunho de vida que ele foi durante os anos que viveu aqui nesta terra. ” Ressaltou

O Prefeito Municipal falou de a alegria de poder participar de um momento tão importante, onde o povo de Santa Rosa reconhece o trabalhou que Dom Edilberto realizou. “Hoje Santa Rosa homenageia um homem que dedicou parte de sua vida na construção dessa cidade. Dom Edilberto ensinou nosso povo através do projeto ANDA a aproveitar as potencialidades da terra, mecanizou a agricultura, organizou a produção, construiu locais adequados para o armazenamento e tornou esse lugar um dos mais produtivos do estado do Piauí. ” Afirmou.

A cidade que ele tanto fez, cuidou e amou comemora a grandiosa obra realizada por esse homem que por sua vez, será inapagável na exaltação dos que tiveram a felicidade de conhecê-lo, porque nunca se vive tanto como no divino milagre da saudade.

“O mandacaru vive na dureza do sertão seco, desprezado, esquecido, mas quando, na rapidez de uma noite abre a sua flor, vemos a grandeza de Deus. ”

(Dom Edilberto Dinkelborg)

Por: Jussy Freitas

Seu endereço de email não será publicado.requerido